Notícias

DECEA celebra parceria com Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA)

publicado: 19/06/2014 12:42

 




“Era nosso desejo que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), estivesse presente no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Hoje é realidade a presença de estrangeiros em viagem por todo Brasil”.

A frase é do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, ao celebrar a parceria entre o DECEA e a IATA, no CGNA.

A Associação representa cerca de 240 companhias aéreas, que respondem por 84% do tráfego aéreo global. Há aproximadamente três meses, a Associação mantém representantes na sala de decisão colaborativa do CGNA, e, desde o dia 5 de junho, na Sala Master de Comando e Controle, em estrutura criada para atender as demandas de tráfego aéreo em função da Copa do Mundo Fifa 2014.

Em visita ontem (18), ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, o vice-presidente da IATA para as Américas, Peter Cerda, e o Diretor Geral Brasil, Carlos Ebner, conheceram a Sala Master e o Salão Operacional, que faz o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo no Brasil.

Peter Cerda apontou resultados positivos na operação, com segurança e acessibilidade. “Os voos internacionais estão crescendo, as pessoas estão conectadas pelo mundo. O Brasil é importante neste contexto global”, descreveu.

De acordo com dados da IATA, em 74 dias operando na sala de decisão colaborativa, houve economia significativa de combustível, diminuição de atrasos e diminuição no tempo de espera, tornando os voos mais eficientes.

O Diretor no Brasil, Carlos Ebner, esclareceu que esta coordenação, do gerenciamento do fluxo e da decisão colaborativa, trouxe benefícios ao passageiro. “Temos voos longos, de mais de 12 horas, ao amenizarmos o impacto de um atraso, por exemplo, reduzimos o nível de desconforto do passageiro. Isto já ajudou muitos estrangeiros”, relata.

O Brigadeiro do Ar, Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, ratificou a importância da parceria, e enfatizou que a atuação da Associação com o CGNA traz agilidade às ações, além de dar suporte às empresas estrangeiras.

“O Centro de Gerenciamento de Fluxo traz um novo nível de serviço em operação em todo o mundo. A centralização minimiza ineficiências e traz benefícios para o usuário. A decisão colaborativa é uma forma de lidar com a imprevisibilidade dos elementos do momento. Com a participação de todos é possível tomar a decisão mais coerente para mitigar o problema”, explicou.

Finalizando a visita, os diretores da IATA presentearam o Diretor-Geral do DECEA com a réplica de um avião. “Não podemos ser parte do problema e sim da solução. É por isso que a presença de representantes da IATA é fundamental para minimizar ao máximo qualquer problema que possa acontecer para as empresas aéreas estrangeiras e para os seus passageiros. Estamos tendo um excelente relacionamento”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho, em agradecimento a homenagem.

Assessoria de Comunicação Social/DECEA (FSDTP)
Gisele Bastos – Jornalista (Contato-Imprensa)
Fotos: Fábio Maciel