Notícias

DECEA celebra o Dia Mundial da Meteorologia

publicado: 22/03/2024 10:26

 




“Na linha da frente da ação climática” é o tema do Dia Mundial da Meteorologia de 2024, comemorado neste sábado (23/03). A data foi escolhida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) a fim de demonstrar a preocupação da comunidade meteorológica com as mudanças atuais que afetam o meio ambiente, impactando no bem-estar da sociedade.

Nesse contexto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), tem implementado ações de centralização das informações meteorológicas e de desenvolvimento de ferramentas, visando à melhoria das previsões e da capacidade de vigilância das condições atmosféricas.

Foram realizados vários investimentos pelo DECEA, como o sistema Webradar, que integra os radares meteorológicos instalados por todo território nacional e são operados remotamente; e a atualização do Sistema do Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia (OPMET), proporcionando um aprimoramento do intercâmbio de informações.

“O DECEA emprega novas tecnologias para garantir a vigilância meteorológica e o monitoramento da atmosfera. As informações meteorológicas, de forma oportuna e precisa, contribuem para a otimização de todo o Sistema, contribuindo para a redução do tempo de voo, do consumo de combustível e da emissão de gás carbônico”, destaca o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

Por meio do VOLMET, as informações meteorológicas são transmitidas aos pilotos em tempo real, contribuindo para rotas mais seguras e eficientes. Por ano, são realizados mais de 10 mil comunicações entre piloto e meteorologista em todo o País, evitando incidentes e atrasos nas viagens.

Outro destaque desses avanços, é a implantação da Estação Meteorológica de Altitude Automática (EMA-A), uma iniciativa pioneira no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e na América Latina, que reduz a necessidade de fixação dos recursos humanos em locais remotos, promovendo, assim, a gradual substituição do efetivo presencial por equipamentos com capacidade de prestar o serviço meteorológico de forma automatizada em locais geograficamente remotos, de difícil acesso e nas condições mais adversas, com o mais alto nível de eficiência operacional e confiabilidade.

O CIMAER provê segurança, economia e fluidez no atendimento à navegação aérea, ao otimizar recursos e aumentar a eficiência da prestação do serviço de meteorologia aeronáutica. Um exemplo disso é o Centro Meteorológico Integrado (CMI), órgão operacional do CIMAER. Dentre suas diversas funções, a atividade de vigilância meteorológica exerce papel relevante, com a expedição de avisos (de aeródromo e de cortante de vento), AIRMET e SIGMET. No ano de 2023, o CMI elaborou e divulgou quase 100 mil dessas mensagens.

Portanto, o Comando da Aeronáutica, por meio do DECEA, tem cooperado com a comunidade meteorológica nacional e internacional, bem como contribuído a serviço do tempo e do clima para as novas gerações.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues