Notícias

DECEA avalia sua atuação na Copa do Mundo da Fifa 2014

publicado: 25/07/2014 14:28

 




Uma avaliação com sugestões de melhorias e autocriticas foi apresentada em uma reunião no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) com todos os chefes de Subdepartamentos e comandantes das organizações militares subordinadas para um balanço da atuação na Copa do Mundo da Fifa 2014.


A reunião foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, e acompanhado pelo Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves – atentos aos resultados apresentados.


IMG_8902


Aspectos gerais, operacionais e técnicos foram expostos pelos oficiais, relatando dados estatísticos de movimentos aéreos em suas áreas de atuação. Números, fotos e vídeos comprovaram que todas as ações foram bem-sucedidas como resultado do planejamento do DECEA, dentre eles o Prosima, que foi o mais citado por todos os comandantes como ponto positivo das ações preventivas para a Copa do Mundo.


SDOP

O Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA (SDOP) e também chefe da Sala Master de Comando e Controle iniciou sua apresentação dando destaque aos números: 42 dias, 24 horas diárias, 17 organizações, 82 pessoas, 128 brifins/debrifins de defesa aérea e controle de tráfego aéreo, 865 voos controlados.

Ele destacou a participação dos órgãos governamentais e das empresas na Sala Master e os bons resultados apresentados com as decisões colaborativas.

Elogiou, também, a participação da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do DECEA na divulgação das informações e no acompanhamento das notícias pela imprensa, além da aplicação de uma pesquisa de satisfação dos usuários da Sala Master.

“Trabalhar com gente motivada dá nisso: sucesso!” – finalizou o brigadeiro.

SDTE

O Brigadeiro Engenheiro Fernando Cezar Pereira Santos ressaltou a importância da antecipação das manutenções preventivas. Ele enfatizou, ainda, as necessárias manutenções corretivas realizadas no período da realização da Copa do Mundo. “Foram 202 intervenções em radares, auxílios meteorológicos e de navegação aérea, energia, rádio, telecom, redes, satcom etc.” – destacou o chefe do SDTE.

A prevenção foi uma das grandes atuações do Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA, principalmente na avaliação das necessidades de pessoal e material e na aquisição de equipamentos para a Célula de Operação Local, assim como a aquisição de equipamentos para a videoconferência. Foi evidenciada também pelo Brigadeiro Fernando, a coordenação e o apoio junto ao CINDACTA II para a implantação do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), em Curitiba e o apoio técnico às necessidades do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) para estruturação da Sala Master de Comando e Controle.

CGNA

O chefe do CGNA, Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, evidenciou o planejamento para o sucesso da atuação do DECEA na Copa do Mundo, principalmente na medição e declaração das capacidades de pistas dos aeródromos envolvidos e dos setores de controle das regiões de informação de voo e das terminais de controle do espaço aéreo brasileiro.

Quanto ao monitoramento da operacionalidade, ele destacou a coordenação com o SDTE para execução das manutenções preventivas e corretivas nas infraestruturas instaladas; e com o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) na execução de inspeções em voo nas infraestruturas instaladas.

IMG_8843

“A criação de cenários (aeródromos e espaço aéreo) por meio de simulação e a finalização do recebimento do SIGMA foram importantíssimos para a excelente condução do CGNA durante o evento”

Coronel Bertolino deu grande ênfase à inserção dos profissionais da Sala de Informações Aeronáuticas (AIS), além dos Controladores de Tráfego Aéreo (CTA) no Prosima. Muitos foram os pontos positivos apresentados pelo chefe do CGNA, mas destacamos a presença dos chefes das Divisões Operacionais dos Regionais na Sala Master de Comando e Controle.

CINDACTA I

O Brigadeiro do Ar Leonidas de Araujo Medeiros Júnior destacou a excepcional integração com a Defesa Aérea e o ganho na prontidão do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), com a participação dos controladores de tráfego aéreo do Centro de Controle de Área (ACC) e do Controle de Aproximação (APP) na identificação de movimentos aéreos. “A ampla divulgação das ações de restrição do espaço aéreo permitiram uma redução nas ocorrências”, declarou o comandante do CINDACTA I.

niver ICA14 024

Segundo o Brigadeiro Leonidas, ficou comprovada a competência operacional do efetivo em situações de grande demanda. Ele destacou – ainda – a necessidade de fortalecer a fiscalização nos aeroclubes e aeródromos civis e a presença de um representante de Defesa Aérea nas Torres de Controle.

CINDACTA II

O comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador José Wagner Vital, relatou que os treinamentos realizados no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), integrando ACC e Defesa Aérea (COpM), se mostraram fundamentais para melhor integração entre os órgãos e efetivo cumprimento da missão. Ele reconheceu a importância do planejamento integrado de ações entre o DECEA, o Parque de Material de Eletrônica de Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), os Regionais e o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC).

niver ICA14 020

O comprometimento das equipes técnicas, em prontidão, para eventuais emergências e a prestação do suporte logístico e a ótima integração entre as OM do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) foram elogiados pelo Coronel Vital.

CINDACTA III

O Coronel Aviador Paulo Eduardo Albuquerque Magella falou da importância do Prosima para os grandes eventos e reciclagens operacionais. Destacou, também, a interação com os Órgãos Governamentais na Sala Master e nos Centro de Defesa Aérea (CDA), o que possibilitou maior efetividade nas ações conjuntas, apresentando novas parcerias em missões futuras.

niver ICA14 008

O comandante do CINDACTA III falou da importância da divulgação das restrições do espaço aéreo por meio da mídia e internet, pois diminuiu o impacto com a comunidade aeronáutica.

CINDACTA IV

O Brigadeiro do Ar Alexandre Wagner Celso de Souza, comandante do CINDACTA IV, afirmou que as equipes fixas nos órgãos operacionais aumentaram a qualidade do serviço, assim como os brifins e debrifins foram essenciais para o entendimento da evolução do cenário e dos próximos passos e medidas a serem adotados.

Quanto ao Prosima, ele disse que foi fundamental para o entendimento e sucesso da operação e recomendou: “uma forte manutenção deste modelo para a operação diária”. Deu ainda destaque aos documentos operacionais – na opinião do comandante – fundamentais para disciplinar a operação.

“As reuniões com os todos órgãos envolvidos na Copa do Mundo foi relevante para o êxito da operação” – declarou o brigadeiro Wagner.

SRPV-SP

O chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), Tenente-Coronel Aviador JARBAS de Oliveira Pinto, em sua apresentação, relatou as ações planejadas, dentre elas a implantação das rádios Maracanã e Itaquerão, que garantiram a segurança operacional nos movimentos de pouso e decolagem de aeronaves destinadas aos referidos estádios.

 

niver ICA14 027

O Tenente-Coronel Jarbas declarou que o reforço na Sala AIS foi providencial, por causa do aumento de demanda: “Com incremento do efetivo operacional, foi mantido o nível de atendimento ao cliente e melhorou a coordenação dos slots de oportunidade”.

O encerramento

O Diretor-Geral – finalizando a reunião – agradeceu o empenho de todo o efetivo envolvido na Copa do Mundo e disse que a integração e apoio mútuo geraram o bom resultado apresentado.

 

Assessoria de Comunicação Social (DECEA/FSDTP)

Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP)

Fotografias: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) e 2S FOT Maury Pantoja Muniz (ICA)


Assunto(s): Copa do Mundo 2014