Notícia Destaque

DECEA avalia sistema de simulação de controle aéreo no DTCEA - Galeão

publicado: 25/10/2024 12:28

 




No dia 21 de outubro, uma comitiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) visitou o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL). Coordenada pelo chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, a equipe teve por objetivo avaliar o funcionamento do sistema de simulação de controle de tráfego aéreo PLATAO (Plataforma Avançada de Treinamento e Atualização Operacional) diretamente nas consoles do Controle de Aproximação Rio de Janeiro.

Composta por representantes da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), da Atech — empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção da ferramenta — e do DECEA, a comitiva foi recebida na sala do comandante do DTCEA-GL, Major Douglas Luna Lopes.

A equipe dirigiu-se ao Controle de Aproximação Rio de Janeiro, onde pode acompanhar o funcionamento em tempo real do sistema PLATAO na console do setor. O Brigadeiro Peçanha ouviu as observações dos controladores que utilizam o sistema para treinamentos remotos, que destacaram a utilidade do recurso no aprimoramento das operações, permitindo a realização de exercícios simulados de maneira eficiente e segura.

"Apresentar o sistema PLATAO em operação no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro foi uma grande oportunidade para reafirmar o compromisso do DTCEA-GL com a excelência na formação e no treinamento dos nossos controladores de tráfego aéreo. O PLATAO tem se mostrado uma ferramenta fundamental para garantir a segurança e eficiência nas nossas operações.” Afirmou o Major Lopes.

A comitiva também assistiu um vídeo institucional sobre o trabalho realizado pelo Destacamento no auditório da unidade, ocasião em que o comandante teve a oportunidade de apresentar outras instalações e funcionalidades do DTCEA-GL e anunciar à inauguração do auditório.

O PLATAO é um sistema de simulação de controle de tráfego aéreo que tem por objetivo de apoiar a formação e atualização dos controladores de tráfego aéreo. A ferramenta cria cenários aéreos simulados com base em dados fornecidos pelo ambiente operacional. Ele pode armazenar e executar exercícios para treinar controladores em diferentes situações, com a possibilidade de alteração de cenários simulados sob demanda.

O sistema possui configurações de operação local e remota. A aplicação remota foi implementada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A remota foi instalada nos cinco Centros de Controle de Área brasileiros (Brasília, Curitiba, Recife, Manaus e Atlântico) e nos Controles de Aproximação mais movimentados do País: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Daniel Marinho
Fotos: Marcelo Alves