Notícias
DECEA assina acordo operacional com a ABAG sobre alocação de slots no Aeroporto de Congonhas
O objetivo é otimizar o uso dos recursos e manter uma relação transparente com os operadores aéreos para aprimorar os serviços prestados
publicado:
07/11/2024 10:27
Uma Carta de Acordo de Cooperação Operacional foi assinada, na sexta-feira (01/11), pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e pela Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) para a utilização dos slots (autorizações para pousos e decolagens) pela aviação geral no Aeroporto de Congonhas (SP).
O acordo tem o objetivo de estabelecer os procedimentos necessários para utilização dos slots pela aviação geral, que inclui aeronaves que executam serviços aéreos privados, especializados públicos e táxi-aéreo.
A flexibilização da troca de slots entre usuários, sob responsabilidade do DECEA e coordenada pela ABAG, visa otimizar ao máximo a operação da aviação geral no Aeroporto de Congonhas, aumentando a disponibilidade de slots.
A ABAG, por meio da Central de Facilitação de Slots, receberá as solicitações de troca de slots dos operadores da aviação geral, representantes ou prestadores de serviços por estes contratados, verificando a disponibilidade de horários e capacidades no aeroporto.
O fluxo de trabalho de coordenação objetiva maximizar a utilização eficiente dos slots disponíveis, permitindo que atendam às necessidades de seus clientes de maneira mais flexível e coordenada.
O processo envolve a colaboração contínua entre o CGNA e a ABAG, assegurando que todas as solicitações sejam atendidas de forma otimizada e que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível.
Segundo o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, implementar a otimização da utilização dos slots no Aeroporto de Congonhas representa um ganho operacional, considerando os diversos benefícios potenciais para todos os envolvidos.
“A flexibilidade na alocação de slots permite que as necessidades dos clientes, especialmente durante os horários de pico, sejam atendidas, resultando em uma significativa melhora na pontualidade das operações e que tenhamos um fluxo de trabalho mais harmonioso e eficaz”, pontuou o Coronel Franklin.
Para Flávio Pires, CEO da ABAG, a aprovação da Prova de Conceito da alocação de slots no Aeroporto de Congonhas foi possível graças à colaboração contínua entre o DECEA e a ABAG. “Esta ação integrada tem contribuído para otimizar a utilização dos slots em Congonhas. Isso se traduz em melhorias para os usuários, não apenas para os associados da ABAG, mas também para os operadores privados, não associados à entidade, que representaram 61% dos atendimentos da Central no período da prova de teste, entre julho e outubro”, avaliou.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues