Notícia Destaque

DECEA apresenta projetos e atualização do sistema SARPAS no Drone Show 2022

Evento acontece de 17 a 19 de maio, em São Paulo, após duas edições realizadas em ambiente virtual


publicado: 18/05/2022 12:01

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou ativamente da abertura do Drone Show, o maior evento de drones, geotecnologias e espaço da América Latina, realizada na última terça-feira (17/05), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Nos últimos dois anos a feira aconteceu em ambiente virtual por conta da pandemia, mas em 2022 o público pode conferir presencialmente as principais novidades do setor.

Um encontro inédito com representantes dos quatro órgãos reguladores do setor de drones no Brasil marcou o primeiro dia do evento. Em pauta, os destaques do momento atual e os desafios para o crescimento seguro e economicamente sustentável do setor de drones no Brasil. O bate-papo foi mediado pelo fundador e CEO da MundoGEO, Emerson Granemann e contou com a participação do Chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva; o Gerente da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento (SEGMA) do Ministério da Defesa, Capitão de Mar e Guerra Mario Orlando de Carvalho Junior; o Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Lucas de Souza; e o Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto José Silveira Honorato.

Os quatro órgãos estão modernizando os seus sistemas específicos para promover um melhor atendimento ao público e aprimorar o voo de drones no Brasil. O SARPAS NG, que será lançado em breve pelo DECEA, trabalhará de forma integrada ao novo Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da ANAC, incorporando os dados de ambos os sistemas de forma automática e proporcionando mais praticidade e rapidez na solicitação de voo. Com a mesma vertente, o Ministério da Defesa estuda a possibilidade de também se integrar ao SARPAS através do Sistema de Cadastro de Levantamentos Aeroespaciais do Território Nacional (SisCLATEN).

“Segurança é a palavra chave do DECEA para a utilização do espaço aéreo brasileiro. Temos o dever de normatizá-lo e o Drone Show é uma oportunidade ímpar para que todos nós possamos alinhar os interesses e possibilidades que envolvam as aeronaves não tripuladas”, destacou o Major Andrei, que ainda revelou a existência de um projeto de reformulação das normas que devem ser publicadas até outubro.

SARPAS NG

O Adjunto da Seção de Planejamento do Sistema de Aeronave não Tripulada do DECEA, Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, foi um dos palestrantes do Seminário de Certificação e Registro de Empresas de Drones. O oficial apresentou os principais projetos do Departamento para o setor, destacando a atualização do sistema SARPAS.

“O DECEA planeja, gerencia e controla as aeronaves de forma que a aviação tripulada e não tripulada possam conviver de maneira harmônica no espaço aéreo. Com a criação do sistema SARPAS, em 2016, foi dado um grande passo na evolução do acesso ao espaço aéreo. Agora, com a versão SARPAS NG próxima de ser lançada, esperamos avançar ainda mais com esta integração”, explicou o oficial.

O crescimento do setor pode ser comprovado pelo salto no número de solicitações de voo recebidas pelo DECEA através do SARPAS. No primeiro ano do sistema, foram 19.721 requerimentos. No comparativo mais recente, houve o registro de 172.230 solicitações em 2020 e 243.962 em 2021, um aumento de 40%. Com a nova versão do sistema oferecendo mais praticidade ao usuário, a tendência é que este número cresça ainda mais.

Durante a palestra, o Capitão Benevides explicou que as mudanças já começam no acesso com a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal, centralizados pelo site www.gov.br. Os usuários também poderão explorar um mapa muito mais informativo e com recursos como a localização baseada no navegador e a ferramenta de medição a distância.

“Outros pontos de destaques são a integração do SARPAS NG com o SISANT da ANAC e a permissão de solicitação de voo para uma equipe e não apenas individual, facilitando ainda mais a gestão para empresas e organizações. Espero que todos utilizem a nova versão, gostem e tragam análises para que possamos sempre trabalhar visando o aprimoramento da ferramenta”, concluiu. Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Raphaela Valiñas Martorano - Aspirante Jornalista

Fotos: Cabo M. Pereira (CRCEA-SE)