Notícias

DECEA apresenta planejamento operacional para Jornada Mundial da Juventude

publicado: 20/07/2013 16:30

 




Com o objetivo de apresentar as medidas adotadas para o plano de coordenação do espaço aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi realizado na manhã da última quinta-feira, dia 18 de julho, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), uma reunião com os órgãos do governo envolvidos no evento.

Presidida pelo Adjunto do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (SDOP/DECEA), Coronel Aviador Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, a reunião contou com a presença de profissionais do DECEA e do CGNA, além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Receita Federal (RF).

O Coronel Gustavo, que também atua como Chefe da Sala Master de Comando e Controle no CGNA, apresentou a rotina da sala, cuja finalidade é de realizar a coordenação de decisões e a integração dos órgãos atuantes na estrutura do transporte aéreo brasileiro.

Durante o evento, serão coordenados sete aeroportos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais no período de 15 de julho a 4 de agosto. O objetivo é conservar o equilíbrio entre a demanda e as capacidades declaradas dos aeroportos, mantendo o sistema aeroportuário capaz de absorver o crescimento dos movimentos aéreos ao longo da Jornada.

Segundo o oficial, a coordenação e o controle do espaço aéreo na JMJ são de responsabilidade do DECEA e de suas unidades subordinadas, bem como a Defesa Aeroespacial, nas áreas restritas, está sendo realizada pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

O Guia Prático de Consulta sobre as alterações do espaço aéreo, a implementação de áreas com restrição para voos e as condições para voar nas áreas restritas também foram apresentados durante a reunião.

Reunidos desde o dia 14 de julho, os profissionais dos diversos órgãos do governo estão trabalhando para assegurar um fluxo de tráfego aéreo rápido, seguro e ordenado ao longo do evento. “O objetivo é que possamos atuar em conjunto para poder sanar qualquer tipo de problema o mais rápido possível e garantir um bom planejamento”, afirmou o Coronel Gustavo, sobre o trabalho realizado na Sala Master.

 

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 – JP) – denisedfsg@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 – RF) – perezlepb@decea.gov.br