Notícias

Pilotos de DRONES devem ter cuidados especiais durante as festas de fim de ano

Nos meses de novembro e dezembro, foram autorizados mais de 40 mil voos de aeronaves não tripuladas no Brasil


publicado: 24/12/2022 10:46

 






Os fins de ano são marcados por festas, reuniões e confraternizações de amigos, familiares e equipes de trabalho. Nessa época, também é comum os registros desses momentos com fotos e vídeos. Nos últimos tempos, um tipo de equipamento com essa finalidade tem se tornado cada vez mais popular: o DRONE.

Se por um lado a tecnologia oferece ao usuário benefícios como imagens panorâmicas e de alta qualidade, por outro, exige de quem o utiliza muita atenção e cumprimento de regras. Os cuidados devem ser redobrados neste período de reuniões de grande quantidade de pessoas em locais abertos.

Só nos meses de novembro e dezembro deste ano, foram autorizados mais de 40 mil voos de DRONES no Brasil. Em todo o ano de 2022, foram cerca de 310 mil. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão da Força Aérea responsável pelas autorizações e por normatizar a atividade no País, faz alguns alertas especiais aos pilotos de DRONES neste fim de ano.

“Sempre que forem utilizar seus drones, os usuários devem cumprir os procedimentos padrões como solicitar as autorizações de voo com antecedência, observar as normas das entidades responsáveis e ter sempre em mãos a documentação exigida. Nesta época de fim de ano, os pilotos devem ter especial atenção à necessidade de manterem os voos dentro dos padrões exigidos, com o devido distanciamento de terceiros. Também devem observar os fogos de artifício, que podem afetar as operações aéreas. Essas medidas ajudarão a garantir a segurança de todos, permitindo que as festas aconteçam sem incidentes”, afirma o Chefe da Seção de Coordenação e Controle do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas do DECEA, Tenente Eduardo de Araújo Silva.

Os usuários podem consultar as informações aeronáuticas vigentes por meio do AISWEB https://aisweb.decea.mil.br. O DECEA também disponibiliza o Portal DRONE UAS (https://www.decea.mil.br/drone), que oferece aos pilotos facilidades, tutoriais, legislações e demais links úteis.

Fonte: SDOP

Texto: Tenente JOR Fernanda Pereira

Foto: Fabio Maciel

Revisão: MAJ AV Lopes