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DECEA a postos para as demandas de tráfego aéreo do final de ano

publicado: 21/12/2016 17:22

 




Mais um ano se encerra e, mais uma vez, milhares de passageiros cruzarão os céus do País para celebrar o Natal e o Reveillon. De 14 de dezembro a 8 de janeiro, 13,1 milhões de passageiros devem passar pelos 15 aeroportos mais movimentados do País no período. Juntos, os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT) - que movimentam 80% do total do fluxo de viajantes no Brasil - devem registrar 106,3 mil pousos e decolagens.

 

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O DECEA, por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), elaborou um planejamento de atuação especialmente dedicado ao período de maior movimento - estimado entre os dias 22 de dezembro e 4 de janeiro. A estratégia leva em conta o prognóstico de demanda de voo para o período, através da análise dos fluxos de tráfego nos últimos anos, da aplicação de índices estimados para a temporada e de um levantamento do número de solicitações de voo para a data.

Para o chefe da Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo do CGNA, Major Armstrong, o levantamento desses dados, viabiliza "ações eficazes de gerenciamento de fluxos de tráfego no intuito manter o equilíbrio entre a demanda de voo e as capacidades das infraestruturas aeronáuticas". Segundo o oficial, a estratégia da margem à elaboração de um quadro indicativo de orientações quanto ao aprovisionamento de consoles de tráfego aéreo para os órgãos de controle (números de controladores, posições, agrupamentos de setores de tráfego, dentre outros). O cálculo do número de consoles tráfego aéreo demandadas, por período, nos centros de controle foi efetuado com base na projeção do movimento da circulação aérea geral. Mas ajustes táticos podem ser feitos, conforme decisão operacional dos órgãos de controle.

Quando comparada ao mesmo intervalo de tempo do período anterior, a estimativa é de redução no número de voos nos aeroportos de maior movimento do País. Com exceção do Aeroporto de Campinas, os demais devem receber menos voos (quadro abaixo).

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* SBGR: Guarulhos-SP/ SBSP: Congonhas-SP/ SBBR: Brasília-DF/ SBRJ: Santos Dumont/ SBGL: Galeão-RJ/ SBSV: Salvador-BA/ SBCF: Confins-NG/ SBKP: Campinas-SP/ SBPA: Porto Alegre-RS/ SBRF: Recife-PE/ SBFZ: Fortaleza-CE/ SBSG: São G. Amarante-RN

Ainda que haja um decréscimo nos voos em relação ao ano anterior, este será o período de maior demanda de movmientos aéreos de 2016. As ações originadas do levantamento do CGNA tem por intuito manter os mesmos niveis de pontualidade, segurança e eficiência do resto do ano, no que tange à circulação aérea geral. Em recente estudo independente, realizado por uma consultoria britânica especializada em aviação, o índice de pontualidade nos voos brasileiros esteve entre os mais altos do mundo, situação que deve se repetir com os números de 2016. 

 

Recomendações aos passageiros

O passageiro deve se programar para chegar ao aeroporto com antecedência. Esta será a primeira alta temporada com a vigência dos novos procedimentos de inspeção para embarque (Raios X) que aumentaram o rigor na verificação de bagagens e a revista de passageiros. O horário de fechamento do check-in pode variar de uma companhia para outra e de voo doméstico para o internacional.

É dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a uma hora, alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas.

Nos casos de preterição de passageiro (overbooking), o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material.

Caso o passageiro se sinta prejudicado, deve procurar primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. A ANAC pode ser acionada nos Núcleos Regionais de Aviação Civil localizados nos principais aeroportos do país ou pelo telefone 163, que funciona todos os dias por 24 horas, com atendimento em português, inglês e espanhol.
 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - jornalista
Foto: Luiz Perez