Notícia Destaque

Curso SAR 005 é oferecido para militares e membros de instituições ligadas à aviação

Objetivo é apresentar o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR)


publicado: 14/07/2022 09:31

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, no período de 11 a 13 de julho, o Curso Básico de Busca e Salvamento – SAR 005, com o objetivo de apresentar o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) e certificar os participantes como elos do Sistema em território nacional. O encerramento do curso e a entrega dos certificados aconteceu nesta quarta-feira (13/07) e contou com a presença do chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos; do Comandante do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/CBMERJ) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Mario Luiz Pereira Verdini; e dos instrutores do DECEA.

 

A turma foi composta por 80 alunos, entre militares do DECEA e do CBMERJ, e membros da Polícia Civil, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Infraero, Ibama, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pilotos do aeroporto de Jacarepaguá. Segundo o Major Vieira, o curso traz um importante retorno ao Sistema de Busca e Salvamento, uma vez que introduz os alunos com conhecimentos do sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico.

“Os alunos conheceram a história, as legislações que normatizam o sistema, o serviço dos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) situados em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus, o sistema de satélites que contribuem na localização de sinais de emergências de aeronaves e embarcações. A partir de hoje, temos mais 80 pessoas incluídas e prontos para contribuir com o Sistema de Busca e Salvamento - SISSAR. Em resumo, estamos disseminando conhecimento para aumentar a eficiência das operações de Busca e Salvamento no Brasil”, explicou o chefe da DSAR.

Durante a cerimônia de encerramento, o Comandante do GOA destacou a parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) e agradeceu a dedicação dos alunos durante o período do curso. Em seguida, foi realizado o juramento SAR pelos participantes e feita a entrega dos certificados.

Os novos integrantes da família SAR demonstraram a gratidão pela oportunidade de participarem do curso e a satisfação pelo êxito de terem alcançado o objetivo proposto. “Foi um grande aprendizado que pretendo colocar em prática na minha rotina, promovendo a interação da Seção de Coordenação e Controle de Aeronaves Não Tripuladas do DECEA junto ao serviço de Busca e Salvamento da FAB. Um dos destaques do curso foi entender as técnicas de busca e da estrutura organizacional do sistema de comando de incidente da FAB”, avaliou a Segundo Sargento SAI Danielle Alonso de Araújo.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Asp Jor Raphaela Valiñas Martorano Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF)