Notícia Destaque

Curso de Busca e Salvamento forma militares para atuarem em operações aéreas de resgate

O objetivo é capacitar os alunos com conhecimentos e habilidades necessárias para atuarem nos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico.


publicado: 28/06/2023 16:03

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a Cerimônia de Formatura do Curso de Coordenação de Busca e Salvamento (SAR 001), no dia 23 de junho, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Com duração de sete semanas, o curso tem por objetivo capacitar os alunos com conhecimentos e habilidades necessárias para atuarem nos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (ARCC), desempenhando um papel fundamental em operações de busca e resgate em emergências.

Como parte do cronograma, os militares participaram, de forma simulada, de coletiva de imprensa e entrevistas em programas de rádio e TV, da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos (SP). O intercâmbio faz parte de um projeto de integração da FAB com os estudantes de jornalismo da Univap.

Concluíram o curso 20 militares, entre controladores de tráfego aéreo e pilotos da Força Aérea Brasileira. Durante a cerimônia, foi realizado o juramento do Código de Ordem SAR pelos formandos, além da homenagem ao Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Saymon Marian, que foi o primeiro colocado da turma.

“É muito importante o serviço de busca e salvamento. Para mim, é uma grande responsabilidade e honra de poder ser um instrumento nas mãos de Deus para salvar vidas”, destacou o militar do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

O chefe da Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos, parabenizou os formandos pelo amadurecimento profissional alcançado e destacou o ganho operacional adquirido no treinamento. “O curso SAR 001 representa um marco na formação dos militares, fornecendo uma visão abrangente dos aspectos que influenciam as operações de resgate aéreo. Com habilidades aprimoradas em coordenação, planejamento e tomada de decisões em situações críticas, eles estão preparados para lidar com os desafios das missões”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Edição do Texto: Denise Fontes
Fonte e Fotos: DSAR DECEA
Revisão: Tenente Raphaela Martorano