Notícias

Curso Básico de Busca e Salvamento é realizado na Universidade Maurício de Nassau, em Recife

publicado: 02/12/2016 13:24

 





Em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), Unidade Boa Viagem, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), realizou, no período de 21 a 25 de novembro, o Curso Básico de Busca e Salvamento (SAR005) – que proporciona conhecimentos básicos sobre a atividade de busca e salvamento, a familiarização com a organização, a estrutura e o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) visando à capacitação de novos elos.




2




A parceria com a UNINASSAU, que, gentilmente, disponibilizou suas dependências na Unidade de Boa Viagem foi muito importante para a realização do evento, uma vez que permitiu ampliar o número vagas para as Organizações participantes.




A turma, composta de 74 alunos, foi integrada por militares do CINDACTA III, do  Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Recife (DTCEA-RF) e de representantes do Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-2); do Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF); do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE); do Grupamento Tático Aéreo de Pernambuco (GTA-PE). A Marinha do Brasil também participou do curso, com representantes da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), da Paraíba (CPPB) e do Rio Grande do Natal (CPRN); além do Centro de Coordenação de Salvamento Marítimo do Nordeste (SALVAMAR-NE). Outras organizações que participaram do curso foram: a Superintendência Regional da INFRAERO Nordeste; do Aeroclube da Coroa do Avião (Igarassu-PE); da NAV Treinamentos – Escola de Aviação; e dos instrutores e alunos do Curso de Ciências Aeronáuticas da UNINASSAU.




As aulas foram ministradas por instrutores do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Recife e Atlântico (ARCC-RE/AO) e da Subdivisão SAR, focando a origem da busca e salvamento, a documentação pertinente ao SAR, o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR), o Sistema COSPAS-SARSAT, a estrutura dos ARCC, as operações SAR, entre outros, culminando com a integração de todos os assuntos em um exercício prático dirigido.




Durante o curso, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), por meio da apresentação do vídeo institucional do CINDACTA III.




Houve integração entre instrutores e alunos, os quais também relataram suas experiências e conhecimentos, como por exemplo nas apresentações do GTA-PE, do CBM-PE e da Marinha do Brasil, o que enriqueceu ainda mais a instrução.




Ao término, os novos integrantes da Família SAR demonstraram a gratidão pela oportunidade de participarem do curso e a satisfação pelo êxito de terem alcançado o objetivo proposto.




Fonte e fotos: CINDACTA III

Edição: Daisy Meireles



Assunto(s): SAR