Notícias
CRUZEX 2024: DECEA apoia Exercício com a tecnologia DASA OPM
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibilizou o módulo de Operações Militares (OPM) do sistema Digital Airspace System Analysis (DASA) na edição 2024 do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), que ocorre de 3 a 15 de novembro, na Base Aérea de Natal (BANT). A ferramenta foi criada para melhorar a consciência situacional dos participantes durante o exercício militar e proporcionar acesso prático a diversos dados georreferenciados em tempo real.
Com o módulo DASA-OPM, os envolvidos têm acesso a uma visão integrada do cenário operacional, que abrange desde a delimitação dos territórios dos países participantes até a localização e cobertura de radares, além de posições de baterias antiaéreas e alvos específicos de cada missão. A inclusão dessa tecnologia traz um suporte essencial ao monitoramento e à coordenação das atividades de defesa aérea na CRUZEX 2024.
Para garantir a integração segura do DASA-OPM ao ambiente militar da CRUZEX, a ferramenta foi instalada em um ambiente segregado fornecido pelo Centro de Computação da Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ). Esse processo fortalece a preparação tecnológica e operacional do exercício, bem como fortalece a integração do DECEA a outras unidades da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma equipe da Assessoria de Transformação Digital do Subdepartamento de Operações do DECEA, responsável pelo desenvolvimento do DASA, está presente na CRUZEX para oferecer suporte técnico e operacional ao uso do módulo.
“Desenvolver o DASA-OPM representou um novo desafio ao incorporar conceitos de defesa aérea na criação de cenários compatíveis com o exercício. Participar da CRUZEX é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e aprimorar ainda mais a ferramenta, processos e a integração com outras equipes de tecnologia da FAB. A CRUZEX está sendo o batismo de fogo do DASA-OPM como ferramenta de apoio às operações militares”, destacou o Chefe da ATD, Coronel Aviador Dennys Wallace Duncan.
O DASA é um sistema multifuncional voltado ao planejamento do uso do espaço aéreo em diversos cenários, incluindo voos de aeronaves remotamente pilotadas, processos de aeródromos e o gerenciamento do Espaço Aéreo Condicionado. Além do módulo OPM, a ferramenta conta com outros recursos, como o módulo de Informação Aeronáutica (AIS) e um módulo de solicitação de rotas preferenciais para companhias aéreas.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e vídeo: ATD/SDOP
Foto: SO Reis/ATD
Revisão: Tenente Raphaela Martorano