Notícias

Controle de tráfego aéreo é destaque em evento científico

publicado: 29/05/2015 12:49

 




Duas pesquisas que têm como objeto aspectos do controle de tráfego aéreo foram apresentadas no VI Seminário de Estudos em Ciências Aeroespaciais, realizado pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), nos dias 27 e 28 de maio. O Seminário teve a participação de militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, além de docentes, pesquisadores de universidades e estudantes de graduação e pós-graduação.

evendo unifa 3

Os trabalhos “Complexidade e carga laboral do controlador de tráfego aéreo”, de autoria do Coronel Aviador Augusto César de Souza Trindade, diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), e “Tráfego Aéreo: impactos da implantação de projetos de navegação baseada em performance”, elaborado pelo Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Lima Pinheiro, comandante do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), foram apresentados na mesa temática “Estudos Interdisciplinares de Defesa”.

Em sua pesquisa, o Coronel Trindade tratou da complexidade do espaço aéreo, carga de trabalho do controlador e capacidade de tráfego aéreo. Além disso, foi realizada uma análise do método de cálculo de capacidade do espaço aéreo utilizado pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA). “Toda porção de espaço aéreo é dividida em setores com finalidades específicas e diferentes complexidades, sendo esta uma medida da dificuldade que uma situação particular do tráfego representa ao controlador de tráfego aéreo. É consenso entre os pesquisadores que a complexidade do tráfego influencia diretamente na carga de trabalho do controlador, embora a relação entre essas duas variáveis ainda seja consideravelmente desconhecida”, afirmou o diretor do ICA em sua pesquisa.

O trabalho apresentado pelo Tenente-Coronel Pinheiro tratou do entrelaçamento das ações do controle de tráfego aéreo com a navegação baseada em performance (PBN) e o impacto que esta realidade acarreta na cultura organizacional e no gerenciamento de risco. A pesquisa concentrou-se no PBN RJ/SP. “O assunto faz-se relevante em virtude do continuado crescimento da aviação no cenário nacional e mundial, o que impõe demandas de eficiência, eficácia e efetividade, assim como exige criatividade e inovação de meios e ações que resultem em soluções padronizadas visando a otimizar o uso do espaço aéreo”, esclareceu o Tenente-Coronel Pinheiro em seu trabalho.

Além de “Estudos Interdisciplinares de Defesa”, o VI Seminário de Estudos em Ciências Aeroespaciais contou com a apresentação de trabalhos nas áreas de “Política e Estratégia de Defesa” e “Gestão de Defesa”.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Glória Galembeck
Fotos: Seção de Comunicação Social da UNIFA


Assunto(s): CGNA GEIV ICA PBN evento