Notícias

Controle Aéreo é um dos destaques do “International Brazil Air Show” (IBAS), no Rio de Janeiro

publicado: 30/03/2017 16:01

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participa, até o próximo domingo, da primeira edição do International Brazil Air Show (IBAS). O evento - que reúne importantes organizações do transporte aéreo brasileiro e mundial no Terminal I do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão, tem por intuito a promoção de negócios e o fomento de discussões para a evolução da atividade na América Latina.

O IBAS oferece uma bateria de seminários, uma feira expositora, workshops, rodadas de negócio, exposição de aeronaves, dentre as atrações, e vai discutir as tendências, perspectivas, entraves e soluções para o setor, que hoje contribui com 1,3% do PIB do Brasil e é responsável por cerca de 1,6 milhão de empregos.

A Força Aérea Brasileira montou um estande no qual serão expostos aos visitantes alguns dos mais importantes serviços prestados pelo DECEA, bem como as atividades do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).  Lá controladores de tráfego aéreo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) explicarão as particularidades de suas atribuições por meio de uma tela com a reprodução de imagens do Sistema SAGITARIO - utilizado nos centros de controle brasileiros para a visualização dos movimentos aéreos, captados pelos radares.

Serão realizados seminários a fim atender necessidades de segmentos específicos do setor: a edição inédita do “Wings of Change Brazil”, com workshops para a aviação comercial e aeroportos, o “Women in Aviation International”, com o objetivo de promover a participação feminina no setor e a realização do “Landings Latin American”, que busca estimular o debate sobre as melhorias do transporte aéreo. “Buscamos trazer o pioneirismo e o desenvolvimento de volta à pauta da aviação no Brasil e da América Latina, contando com a participação de grandes patrocinadores e autoridades”, afirmou a idealizadora e diretora do IBAS, Paula Faria.

No “Wing of Changes”, o DECEA participará do segundo painel do “Workshop ATC – Controle de Tráfego Aéreo”. Na ocasião, o chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento falará sobre os “Aprendizados com a experiência de gerenciamento de Tráfego Aéreo na Copa e Olimpíada no Brasil”. Ainda haverá, no mesmo dia, uma palestra do vice-chefe do CENIPA, Coronel Aviador Roberto Fernandez Alves, sobre acidentes e incidentes aeronáuticos no painel Gestão de Risco e Segurança, Governança e Responsabilidade. A programação do IBAS prevê, ainda, outra participação da FAB, com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no sábado, às 13h, na Praia de Copacabana.  

 

Para o diretor-geral do DECEA, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, a reunião dos mais variados segmentos atuantes no mercado da aviação é uma oportunidade impar para, de forma muito ampla e transparente, discutir sobre as oportunidades e as dificuldades que nosso País oferece.

"Países de dimensões continentais, como o Brasil, tem de ter a aviação como elemento de integração nacional. (...) A Força Aérea Brasileira continuará a investindo através do fomento da indústria da aviação brasileira e também atuando no segmento do controle aéreo de forma objetiva, operacional, eficiente e econômica." afirmou o oficial-general durante a cerimônia de abertura, na qual também estiveram presentes autoridades e representantes de organizações importantes do setor, tais quais: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil;  Ministério do Turismo; Organização de Aviação Civil Internacional; Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), Secretaria de Aviação Civil (SAC); Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; a Embraer; Rio galeão e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista
Fotos: Fábio Maciel 


Assunto(s): Eventos DTCEA-GL IBAS