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Controladores já treinam para a Copa
publicado:
20/12/2012 15:41
Se os treinos da seleção para a Copa do Mundo ainda não começaram, o mesmo não se pode dizer da preparação dos controladores de tráfego aéreo brasileiros para a maior festa do futebol mundial.
De novembro de 2012 até junho de 2014, cerca de 900 profissionais do controle brasileiro - que atuarão diretamente nas regiões abrangidas pelas 12 cidades-sede e outras regiões estratégicas - participarão de um intenso programa de capacitação voltado especialmente às particularidades do tráfego estimado para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
A iniciativa em destaque atende pelo nome de PROSIMA: Programa de Simulação de Movimentos Aéreos. O PROSIMA era até então realizado anualmente para a atualização técnica de controladores e a execução de simulações em tempo real de novas estruturas do espaço aéreo em geral. Nos próximos dois anos, entretanto, será dedicado especialmente a cenários estimados para a circulação aérea na ocasião dos jogos.
Até o apito do juiz rolar a bola na abertura da Copa, em junho de 2014, controladores dos 5 Centros de Controle de Área brasileiros - alocados nos CINDACTA (Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) - de 12 Controles de Aproximação e 20 Torres de Controle de Aeródromos do País passarão pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos. Lá, eles serão submetidos ao treinamento que, dentre outras características, leva em conta experiências de “cases” de grandes eventos internacionais recentes, tais como a Rio + 20, a Copa do Mundo de 2010 e as Olimpíadas de Londres.
Promovido por meio de uma parceria entre o ICEA e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) - unidade do DECEA que atua diariamente na otimização dos fluxos de tráfego do País, harmonizando as capacidades e demandas para os voos - o treinamento envolve a simulação de tráfegos da circulação aérea civil e militar em áreas demarcadas para rotas aéreas, aproximações, tráfego de aeródromo e manobras.
Para a chefe da Subdiretoria de Ensino do ICEA, Tenente-Coronel Rosa Miranda, o destaque da realização desta edição especial do PROSIMA reside na oportunidade em treinar a coordenação e integração entre diferentes órgãos operacionais - inclusive os da Circulação Aérea Geral (CAG) com os da Circulação Operacional Militar (COM) - no panorama estimado para a configuração dos fluxos de tráfego na ocasião dos jogos.
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“A importância do PROSIMA nesta edição de eventos específicos é fundamental já que ela visa à coordenação entre os grandes órgãos. Poderemos treinar a coordenação entre circulação aérea e defesa aérea em Área Terminal; vamos poder envolver as Torres de Controle e treinar os procedimentos de decolagem e recolhimento das aeronaves de alerta (...) o grande ganho é treinar a coordenação e integração entre os órgãos operacionais, nos cenários estimados para o período do evento”, afirmou a oficial.
Os controladores atuarão em contextos especialmente projetados, lidando, dentre outras tarefas inerentes à atividade, com substituições de posições operacionais, prestação de informações de tráfego aéreo, separações das aeronaves, coordenações de ação, registros de autorização e utilização de fraseologia específica.
Do mesmo modo, os cenários simulados demandarão o uso não somente de técnicas de vigilância aérea convencional, como também de controle de tráfego de aeródromo, nas situações de excesso de demanda, contingência e de ocorrências de incidentes de tráfego aéreo. Ou seja, o intuito é capacitá-los a toda sorte de situação - adaptadas, naturalmente, às demandas típicas de controle de tráfego e às ações de defesa aérea em eventos do gênero.
Antecipando-se às demandas dos grandes eventos esportivos dos próximos anos, o PROSIMA é mais uma das iniciativas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, e suas organizações subordinadas, de uma série de estratégias com vistas à preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para a ocasião dos jogos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez
De novembro de 2012 até junho de 2014, cerca de 900 profissionais do controle brasileiro - que atuarão diretamente nas regiões abrangidas pelas 12 cidades-sede e outras regiões estratégicas - participarão de um intenso programa de capacitação voltado especialmente às particularidades do tráfego estimado para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
A iniciativa em destaque atende pelo nome de PROSIMA: Programa de Simulação de Movimentos Aéreos. O PROSIMA era até então realizado anualmente para a atualização técnica de controladores e a execução de simulações em tempo real de novas estruturas do espaço aéreo em geral. Nos próximos dois anos, entretanto, será dedicado especialmente a cenários estimados para a circulação aérea na ocasião dos jogos.
Até o apito do juiz rolar a bola na abertura da Copa, em junho de 2014, controladores dos 5 Centros de Controle de Área brasileiros - alocados nos CINDACTA (Centros Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) - de 12 Controles de Aproximação e 20 Torres de Controle de Aeródromos do País passarão pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos. Lá, eles serão submetidos ao treinamento que, dentre outras características, leva em conta experiências de “cases” de grandes eventos internacionais recentes, tais como a Rio + 20, a Copa do Mundo de 2010 e as Olimpíadas de Londres.
Promovido por meio de uma parceria entre o ICEA e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) - unidade do DECEA que atua diariamente na otimização dos fluxos de tráfego do País, harmonizando as capacidades e demandas para os voos - o treinamento envolve a simulação de tráfegos da circulação aérea civil e militar em áreas demarcadas para rotas aéreas, aproximações, tráfego de aeródromo e manobras.
Para a chefe da Subdiretoria de Ensino do ICEA, Tenente-Coronel Rosa Miranda, o destaque da realização desta edição especial do PROSIMA reside na oportunidade em treinar a coordenação e integração entre diferentes órgãos operacionais - inclusive os da Circulação Aérea Geral (CAG) com os da Circulação Operacional Militar (COM) - no panorama estimado para a configuração dos fluxos de tráfego na ocasião dos jogos.
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“A importância do PROSIMA nesta edição de eventos específicos é fundamental já que ela visa à coordenação entre os grandes órgãos. Poderemos treinar a coordenação entre circulação aérea e defesa aérea em Área Terminal; vamos poder envolver as Torres de Controle e treinar os procedimentos de decolagem e recolhimento das aeronaves de alerta (...) o grande ganho é treinar a coordenação e integração entre os órgãos operacionais, nos cenários estimados para o período do evento”, afirmou a oficial.
Os controladores atuarão em contextos especialmente projetados, lidando, dentre outras tarefas inerentes à atividade, com substituições de posições operacionais, prestação de informações de tráfego aéreo, separações das aeronaves, coordenações de ação, registros de autorização e utilização de fraseologia específica.
Do mesmo modo, os cenários simulados demandarão o uso não somente de técnicas de vigilância aérea convencional, como também de controle de tráfego de aeródromo, nas situações de excesso de demanda, contingência e de ocorrências de incidentes de tráfego aéreo. Ou seja, o intuito é capacitá-los a toda sorte de situação - adaptadas, naturalmente, às demandas típicas de controle de tráfego e às ações de defesa aérea em eventos do gênero.
Antecipando-se às demandas dos grandes eventos esportivos dos próximos anos, o PROSIMA é mais uma das iniciativas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, e suas organizações subordinadas, de uma série de estratégias com vistas à preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para a ocasião dos jogos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez