Notícias

Controladores do CINDACTA I realizam treinamento para as Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016

publicado: 17/05/2016 10:53

 




No período de 28 de março a 20 de maio, os Controladores de Tráfego Aéreo do Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS), órgão operacional do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), estão recebendo instrução teórica e prática simulada em tempo real, visando atender o aumento do fluxo de tráfego aéreo durante o período das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 acontecerão na cidade do Rio de Janeiro e a competição de futebol de campo, além da cidade-sede, acontecerá, também, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo.

O treinamento dispõe sobre a utilização dos recursos dos Laboratórios de Simulação (LABSIM) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) em São José dos Campos (SP), sob a coordenação do ACC-BS.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado no Rio de Janeiro, foi o responsável pela identificação das necessidades e prioridades operacionais e planejamento dos exercícios simulados e pelo acompanhamento da execução do treinamento.

O PROSIMA (Programa de Simulação de Movimentos Aéreos) foi elaborado com base nas diretrizes contidas no plano de ação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O treinamento contempla cenários simulados que retratam situações de excesso de demanda de tráfego, degradações, contingências, procedimentos de emergências utilizando as medidas do Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), as técnicas de vigilância do Serviço de Tráfego Aéreo e separação convencional.

O objetivo do treinamento é que, ao final do Programa, todos os Controladores de Tráfego Aéreo envolvidos estejam devidamente capacitados para lidar com demandas cotidianas e extremas do setor aéreo durante o evento, como ações terroristas contra a aviação civil e identificação de aviões que, por ventura, se aproximarem dos locais de competição sem autorização.

Fonte: CINDACTA I
Revisão: Telma Penteado – jornalista (telmatbp@decea.gov.br)