Notícia Destaque

Controladores de tráfego aéreo retornam de viagem de imersão em inglês nos EUA

publicado: 13/11/2018 15:01

 




Após quinze dias de viagem a Daytona Beach, nos Estados Unidos, promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), os 14 controladores de tráfego aéreo (ATCO) - que tiveram destaque no Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (EPLIS) 2017 -, voltaram ao Brasil no dia 3 de novembro com muitas experiências para compartilhar.

Fomentar a elevação do nível de inglês e estimular proficiência contínua no inglês aeronáutico foi o incentivo dado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Divisão de Capacitação e Treinamento Profissional (DCTP) do Subdepartamento de Administração (SDAD), para promover a esses 14 dos controladores de tráfego aéreo o curso de capacitação em ambiente de controle de espaço aéreo internacional.

Quem nos conta sobre esta vivência é a 2º Sargento Suellen Sardinha Bites Gonçalves, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Florianópolis (DTCEA-FL): "O curso na Embry-Riddle foi bastante proveitoso para os controladores. Fomos recepcionados por todos da Universidade, que nos fizeram sentir que realmente éramos parte do corpo de alunos da instituição. O trabalho de todos foi essencial para o bom andamento do curso".

Logo na primeira semana de curso, os controladores aprenderam algumas características específicas da linguagem da aviação utilizada na radiotelefonia através de várias atividades, como, por exemplo, análise de alguns acidentes e incidentes aéreos em que a língua foi fator contribuinte. Conheceram, também, as instalações da Universidade, incluindo simuladores de voo, de tráfego aéreo e de drones, assim como dois órgãos americanos de controle de tráfego aéreo, a Torre e o Controle de Aproximação (TRACON) de Daytona Beach.

Os ATCOs brasileiros formaram, na segunda semana de aprendizado, grupos em três categorias (examinadores, instrutores e controladores) e tiveram a oportunidade de assimilar especificamente cada uma das divisões. Apesar de atividades diferenciadas para cada grupo, todos os alunos gostaram muito das aulas e das práticas realizadas. No último dia, os alunos avaliaram o curso e os professores.

De acordo com informações da Sargento Suellen, os alunos representaram bem o Brasil, não apenas pelo comportamento impecável durante o curso, mas também pela capacidade e produtividade de todos, reforçando a importância na aviação e no interesse em ajudar todos os controladores a chegarem ao nível operacional de inglês.

A viagem trouxe muito conhecimento para os ATCOs brasileiros, além da troca de experiência com os professores e outros alunos da Universidade. "Esse intercâmbio foi importante também para nos mostrar o quanto o Brasil está à frente de muitos países no ensino da língua inglesa para a comunidade aeronáutica, assim como nos incentivou a continuar o excelente trabalho que tem sido feito pelo DECEA e pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)", avaliou a sargento Suellen Gonçalves.

 

Fonte: 2S Suellen Gonçalves

Editado e revisado por Daisy Meireles / Telma Penteado

Fotos: Arquivo Controladores