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Conscientização sobre o uso seguro das aeronaves não tripuladas é legado da 3ª edição do SIRESANT

publicado: 03/12/2021 09:36

 




Encerrou nesta quinta-feira (2/12), a terceira edição do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT), realizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

O evento somou mais de 3.000 visualizações e teve um enfoque de caráter mundial com a participação da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), debate sobre a visão atual e futura do mercado de drones no Brasil e os desafios da integração dos sistemas de aeronaves não tripuladas.

Transmitido, em formato digital, pelo canal do DECEA no Youtube, o simpósio reuniu diversos segmentos da comunidade aeronáutica nacional e internacional, como órgãos governamentais, instituições, academias, autoridades reguladoras e usuários do espaço aéreo.

O Comandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes Araujo, foi o responsável por conduzir o último dia de evento.

O primeiro painel que abordou o tema “Gerenciamento e Planejamento do Espaço Aéreo e os Principais Projetos do DECEA para Implementação das Aeronaves Não Tripuladas (UAS) no Brasil” contou com a participação do Capitão Aviador Jean Pierre de Castro Benevides, Adjunto da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave Não Tripulada do DECEA; Capitão Aviador Carlos Eduardo Ferreira Silva, Chefe da Seção de Gerenciamento de Meios Aéreos do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (Esquadrão Hórus), com mediação do Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araújo da Silva, Chefe da Seção de Coordenação e Controle de Sistema de Aeronaves Não Tripuladas do DECEA.

Em sua palestra, o Capitão Benevides teve a oportunidade de demonstrar os benefícios da nova versão do Sistema de Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas, o SARPAS NG, que viabilizará conexões por meio de API (Interface de Programação de Aplicações). O recurso proporcionará o acesso de outras aplicações ao SARPAS, com segurança, baseado nas diretrizes do DECEA.

O Capitão Carlos Eduardo do Esquadrão Hórus destacou, em sua apresentação, o uso dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) da Força Aérea Brasileira (FAB) como ferramenta de inteligência em ações de apoio à segurança pública.

No painel sobre a conscientização sobre o uso seguro das aeronaves não tripuladas, o Coronel Aviador da Reserva Jorge Humberto Vargas Rainho, Fundador e CEO da T4 Drones, destacou, dentre outros assuntos, a importância do envolvimento dos stakeholders. “Precisamos ter a colaboração, integração dos reguladores, indústrias, academia e a conscientização dos usuários, visando a sinergia da busca entre os participantes para ter uma evolução sustentável dos setores”, afirmou.

A regulamentação esteve presente em quase todas as apresentações e reforçou a necessidade da realização do cadastro das aeronaves pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e a necessidade de solicitação ao DECEA para acessar o espaço aéreo, feito através do SARPAS.

O Brasil tem participado, ativamente, por meio de seus representantes, das atividades do Painel de Aeronaves Não Tripuladas gerenciado pela Organização da Aviação Civil Internacional.

Neste terceiro dia de simpósio, Mark Wuennenberg, integrante do Corpo Técnico do Secretariado da OACI para RPAS, apresentou um panorama sobre as infraestruturas para o gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado, as estratégias de mobilidade aérea avançada e os modelos de regulamentação para UAS.

“A OACI continua a desenvolver orientações sobre a infraestrutura permanente para o gerenciamento de tráfego aéreo de aeronaves não tripuladas com contribuições para os Estados, a indústria, a academia e outros stakeholders, que estabelecerão parâmetros para o Sistema UTM (Gerenciamento de Tráfego de Aeronaves Não Tripuladas) do futuro”, esclareceu Mark Wuennerberg.

No último painel, a Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Melissa Dangelo Cerrone Cinelli, Chefe da Seção de Sistema de Aeronave Não Tripulada do CINDACTA I, apresentou as atividades do Regional sobre as aeronaves não tripuladas. “Existe a necessidade de conscientizar a sociedade a respeito do uso dos UAS e assim, fomentar este segmento tão promissor, sem, contudo, abrir mão da segurança”, destacou.

Segundo o Comandante do CINDACTA I, o evento superou as expectativas, tanto em termos de participantes, quanto na qualidade dos painéis com ampla variação de temas. “Recebemos um grupo seleto de palestrantes, permitindo compartilhar conhecimentos, trocar informações e disseminar a importância da utilização profissional e responsável das aeronaves não tripuladas”, avaliou o Coronel Thomaz.

Os interessados em ver ou rever as palestras dos três dias do SIRESANT, podem acessar a gravação que está disponível no canal do DECEA no Youtube.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)