Notícias
Conheça o serviço de radiossondagem realizado pelo DTCEA Galeão
Unidade é a única no Rio de Janeiro que possui uma Estação Meteorológica de Altitude (EMA)
Os dados são gerados por meio do lançamento automático de um balão meteorológico, que possui uma radiossonda acoplada que contém os sensores e o transmissor, capaz de fornecer os sinais necessários para obter informações desde a superfície até níveis superiores da atmosfera. Também é possível coletar os valores de direção e de velocidade do vento nos diversos níveis da atmosfera, a partir do posicionamento do balão em função do tempo e das coordenadas vertical e horizontal.
“O processo de sondagem dura em torno de uma hora e vinte minutos até a explosão automática do balão. Essa coleta de dados permite maior disponibilidade de informações meteorológicas que serão compartilhadas com a aviação geral”, explica o operador da EMA do Galeão, Suboficial Especialista em Meteorologia Valmir Ventura.
A atividade não representa risco para as aeronaves em voo, conforme explica o Comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa. “Os operadores da EMA informam ao órgão local de tráfego aéreo a hora de lançamento do balão, com antecedência mínima de trinta minutos; o momento em que o balão se rompe; a cor do balão; e outras informações julgadas úteis à segurança da navegação aérea”, esclarece o Oficial.
Os balões podem atingir a altura de 10.000 a 15.000 metros e se deslocar até 300 km do local de lançamento, de acordo com a velocidade do vento e direção. O monitoramento é realizado pelo Sistema de Processamento em solo e acompanhado pelo operador da EMA.
Após a conclusão do procedimento, as informações obtidas pela sondagem são a principal fonte para a previsão de ventos e de temperatura em altitude, turbulência, formação de nuvens, formação de gelo em aeronaves, dentre outros dados meteorológicos.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Tenente Raphaela Martorano Edição: Capitão Aviador Rodrigues Imagens: Marcelo Alves