Notícias

Conheça o serviço de radiossondagem realizado pelo DTCEA Galeão

Unidade é a única no Rio de Janeiro que possui uma Estação Meteorológica de Altitude (EMA)


publicado: 11/03/2024 14:24

 




Diariamente, duas vezes ao dia, a rotina no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) está comprometida com a coleta e processamento de dados meteorológicos. A unidade é a única no Rio de Janeiro que possui uma Estação Meteorológica de Altitude (EMA) responsável por reunir dados de temperatura, umidade e pressão através do processo de radiossondagem.

Os dados são gerados por meio do lançamento automático de um balão meteorológico, que possui uma radiossonda acoplada que contém os sensores e o transmissor, capaz de fornecer os sinais necessários para obter informações desde a superfície até níveis superiores da atmosfera. Também é possível coletar os valores de direção e de velocidade do vento nos diversos níveis da atmosfera, a partir do posicionamento do balão em função do tempo e das coordenadas vertical e horizontal.

“O processo de sondagem dura em torno de uma hora e vinte minutos até a explosão automática do balão. Essa coleta de dados permite maior disponibilidade de informações meteorológicas que serão compartilhadas com a aviação geral”, explica o operador da EMA do Galeão, Suboficial Especialista em Meteorologia Valmir Ventura.

A atividade não representa risco para as aeronaves em voo, conforme explica o Comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa. “Os operadores da EMA informam ao órgão local de tráfego aéreo a hora de lançamento do balão, com antecedência mínima de trinta minutos; o momento em que o balão se rompe; a cor do balão; e outras informações julgadas úteis à segurança da navegação aérea”, esclarece o Oficial.

Os balões podem atingir a altura de 10.000 a 15.000 metros e se deslocar até 300 km do local de lançamento, de acordo com a velocidade do vento e direção. O monitoramento é realizado pelo Sistema de Processamento em solo e acompanhado pelo operador da EMA.

Após a conclusão do procedimento, as informações obtidas pela sondagem são a principal fonte para a previsão de ventos e de temperatura em altitude, turbulência, formação de nuvens, formação de gelo em aeronaves, dentre outros dados meteorológicos.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Tenente Raphaela Martorano Edição: Capitão Aviador Rodrigues Imagens: Marcelo Alves


Assunto(s): DECEA DTCEA-GL