Notícia Destaque

Conheça as principais novidades do SARPAS NG

As novas funcionalidades possibilitam mais praticidade durante o uso do sistema


publicado: 20/07/2022 08:45

 




Hoje, no dia do aniversário de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) dá um importante passo no setor de Aeronaves Não Tripuladas (UA). Com o lançamento do SARPAS NG, um sistema mais aprimorado para o usuário solicitar voo de drones, o DECEA reforça o compromisso para que estas aeronaves possam compartilhar o espaço aéreo com aeronaves tripuladas em segurança.

As novas funcionalidades possibilitam mais praticidade durante o uso do sistema. A primeira mudança significativa é a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal, cadastrados no site www.gov.br. Outra novidade importante é a relação entre Pessoas Físicas e Jurídicas. Com o SARPAS NG, todo CNPJ vai ter um responsável Pessoa Física para gerenciar a conta, possibilitando que as instituições interessadas sempre tenham um elo com o sistema, o que corrobora o rastreamento e o controle das ações.



O grande diferencial da nova versão é a possibilidade de o usuário selecionar mais de uma aeronave para a mesma operação, proporcionando rapidez no processo de solicitação de voo de empresas que operam com mais de um equipamento. Ainda pensando na praticidade, o SARPAS NG possui a ferramenta da análise preliminar do voo, que consiste na identificação de possíveis interferências entre a área selecionada e a zona de permissão de voo, a partir das coordenadas geográficas dos aeródromos e helipontos existentes. Caso a área escolhida cause alguma interferência, o novo sistema oferece a ferramenta do desenho avançado. Desta forma, é possível criar uma área de voo englobando exatamente o lugar permitido, sem que haja intervenção nas coordenadas, eliminando possíveis conflitos.

A inclusão de uma equipe de pilotagem também foi aprimorada. Na versão anterior, era preciso sair do sistema e realizar um novo login com os dados do órgão, solicitando o voo por meio do CNPJ e designando um ID operacional responsável pela operação. Com o novo SARPAS é possível criar uma equipe colocando um ou mais pilotos como responsáveis pela operação, otimizando ainda mais o trabalho em equipe.

Com 90 mil usuários cadastrados do sistema, o DECEA busca informar e educar os operadores de aeronaves não tripuladas sobre a importância desta atividade e os riscos que se tem quando voos sem registros são realizados. Com a modernização do SARPAS NG no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a tendência é que o número de cadastros continue crescendo pelo terceiro ano consecutivo. Com isso, o DECEA segue trabalhando com empenho e dedicação para acompanhar a evolução mundial.

Assessoria de Comunicação do DECEA
Reportagem: Asp Jor Raphaela Valiñas Martorano
Fotos: Fabio Maciel (MTB 33110 RJ)