Notícias
Conheça a REDEMET – vigilância e previsão meteorológica em 22 milhões de km²
publicado:
16/08/2024 10:20
A evolução tecnológica possibilita, cada vez mais, o desenvolvimento de iniciativas que buscam a segurança do tráfego aéreo, ou seja, o cumprimento da atividade fim do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O conhecimento prévio da Meteorologia Aeronáutica é uma das formas de acompanhar condições que podem impactar o tráfego aéreo em todas as fases do voo.
A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET), uma plataforma gerenciada pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do DECEA, tem como objetivo integrar os produtos meteorológicos voltados à aviação civil e militar. É por meio dela que o DECEA presta serviços de vigilância e previsão meteorológica em toda a área continental do Brasil e parte do Oceano Atlântico, totalizando 22 milhões de km².
Informações de diversas origens – extraídas do Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia (OPMET) - são disponibilizados na REDEMET, criada em 2003 pela ATD-1, polo sediado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília - DF.
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), unidade também subordinada ao DECEA, é um grande usuário e alimentador da REDEMET. “A versão 5.0 é muito dinâmica, tem um mapa interativo, em que o usuário consegue sobrepor várias funcionalidades, agilizando as análises de previsão e aumentando a acurácia na localização de possíveis impactos. A plataforma visa a apoiar os aeronavegantes com, por exemplo, informações de áreas com presença ou previsão de ocorrência de fenômenos como trovadas, formação de gelo em aeronaves, e turbulência em rota”, conforme explicou o Previsor do Centro Metrológico Integrado do CIMAER, Capitão Vicente Batista Rangel. Outra aplicabilidade da REDEMET é apoiar o Serviço VOLMET, uma rede mundial de estações de rádio que transmitem mensagens aos aeronavegantes em rota.
Entretanto, a grande variedade de produtos não se restringe ao controle e planejamento de operações aéreas. Mais de 1800 pessoas estão cadastradas, entre 69 países do mundo inteiro. O Brasil lidera o ranking no que diz respeito ao número de usuários, seguido pelo Estados Unidos, Indonésia e Argentina.
Entre usuários nada convencionais cadastrados na Plataforma, é possível encontrar empresas do ramo de transmissão de energia elétrica, por exemplo, que utilizam as informações para planejar e monitorar as linhas de transmissão, com a justificativa de “necessidade de informações de vento para verificação de possível causa e efeito de desligamentos de linhas de transmissão”.
Além disso, um grupo de ciclismo já usou o recurso para planejar melhor as suas atividades. “Saber as condições do tempo é importante para decidir se haverá treino ou não”, conforme justificativa.
É por meio de plataformas e inovações como essa que é possível cumprir a missão do DECEA - “Contribuir para a garantia da soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Aspirante Fernandes
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Foto: Marcelo Alves