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Conheça a importância das balizas de emergência para o serviço de Busca e Salvamento

publicado: 08/08/2022 12:09

 




Os proprietários de aeronaves e embarcações que possuem balizas de emergência 406MHz (ELT e EPIRB) ou localizadores pessoais (PLB) devem registrar seu equipamento no INFOSAR, sistema do Comando da Aeronáutica destinado ao cadastro de balizas de emergência.

 

Quando a baliza encontra-se registrada, é possível identificar a natureza do sinal transmitido e agilizar o envio dos recursos de salvamento. Por meio de sistema INFOSAR, o usuário faz o cadastro, atualiza informações e visualiza todos os dados de suas balizas.

Ao serem acionados - em casos de acidentes aéreos ou marítimos – as balizas emitem sinais de alertas captados por satélites que são enviados ao Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília (DF), e repassados aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC), situados em Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM) - e/ou Marítimo (SALVAMAR).

“A rapidez na distribuição e na precisão das informações dos alertas, oriundos de aeronaves ou embarcações, que são recebidos pelo sistema COSPAS-SARSAT, são determinantes para que os Centros de Coordenação e Salvamento cumpram a sua missão e possam localizar e resgatar os sobreviventes o mais rápido possível”, reforça o Major Aviador Bruno Vieira Passos , Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O DECEA tem priorizado o trabalho de conscientização através de campanhas de divulgação para destacar a importância do registro das balizas pelos proprietários de aeronaves e embarcações.

   

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)
Arte: Aline Prete