Notícias

Conheça a atuação do Esquadrão Profeta em apoio às operações militares

publicado: 24/07/2024 07:37

 




 

O Esquadrão Profeta é uma das unidades versáteis do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), que apoia operações essenciais para a segurança e a eficácia do sistema de controle do espaço aéreo e do sistema de defesa aeroespacial brasileiro.

A organização é responsável pelo planejamento, instalação, operação e manutenção dos meios transportáveis de comunicações nos locais desprovidos de recursos ou naqueles em que os equipamentos fixos ou profissionais existentes, sejam insuficientes para atender às necessidades das operações militares.

“Com uma equipe especializada e com capacidade de pronta-resposta e mobilidade, podemos atuar em todo território nacional e no exterior. Executamos diversas tarefas, como comando; controle e comunicações; controle aeroespacial; e apoio às ações do nosso País”, explica o Comandante do Esquadrão Profeta, Major Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura.

Ao longo de sua história, a Unidade tem participado ativamente de diversas missões, como a Operação Taquari 2, na atuação do DECEA na calamidade do Rio Grande do Sul, e ao maior exercício de combate aéreo multinacional e conjunto realizado pela FAB, a CRUZEX, que está programada para ocorrer em novembro deste ano.

O 1º GCC executa um trabalho fundamental, por meio dos seus cinco Esquadrões sediados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, e atua de forma independente em qualquer parte do Brasil ou do mundo, como em situações de calamidades públicas e desastres ambientais, como ocorreu no RS. A instalação do radar transportável em Canoas permitiu o controle de tráfego aéreo de mais aeronaves das cidades afetadas pelas enchentes.

Na CRUZEX, os cinco esquadrões são mobilizados para ampliar a cobertura radar, aumentar a capacidade de comunicação entre as aeronaves, viabilizar a avaliação das manobras em tempo real, entre outras aplicações.

O 1º GCC é a única Organização da Força Aérea Brasileira com expertise e profissionais especializados para o transporte e a montagem destas estruturas imprescindíveis em operações deste porte.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues