Notícias
Conheça a atuação do DECEA no combate aos ataques cibernéticos
A tecnologia transformou o controle do espaço aéreo brasileiro, permitindo ao DECEA gerenciar um tráfego aéreo mais intenso e com maior eficiência, em conformidade com os padrões internacionais de segurança da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Entretanto, com a digitalização, surge um novo desafio: as ameaças cibernéticas.
O DECEA prioriza a segurança cibernética do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e da Política Nacional de Cibersegurança, implementando medidas robustas para proteger os sistemas e dados contra ataques.
Para gerenciar essas ferramentas, o Centro de Gerenciamento Técnico do SISCEAB monitora e gerencia a segurança das informações em tempo real, utilizando tecnologias de ponta para detectar e mitigar as ameaças.
A defesa contra ameaças cibernéticas é garantida por meio de monitoramento constante, detectando e neutralizando ameaças em tempo real; do gerenciamento de riscos, identificando e mitigando vulnerabilidades; além da prevenção e tratamento de incidentes, respondendo rapidamente a ataques cibernéticos e protegendo os sistemas contra acessos não autorizados.
O DECEA utiliza firewalls de última geração e criptografia de dados, garantindo a segurança das informações confidenciais, e investe continuamente em tecnologias e práticas de segurança cibernéticas de última geração para garantir a proteção dos sistemas e dados, mantendo-se à frente das novas ameaças cibernéticas.
A prática de troca de informações de segurança cibernética do DECEA está em perfeito alinhamento com a Política Nacional de Cibersegurança do Brasil, que estabelece como um de seus princípios a cooperação técnica internacional na área de segurança.
O Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, destaca a importância das ações de proteção contra as ameaças. “Por meio de diversas iniciativas referentes à implementação e gestão da segurança cibernética em suas redes, equipamentos e sistemas de tecnologia da informação e comunicação, o DECEA contribui decisivamente para que o espaço aéreo brasileiro permaneça seguro e confiável para todos os seus usuários, tanto da aviação civil quanto da aviação militar”, pontuou o oficial-general.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fabio Maciel
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues