Notícias

Comitiva do DECEA realiza inspeção técnica nas instalações do CIMAER

publicado: 17/09/2024 16:25

 




O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) recebeu, nesta segunda-feira (16), a Inspeção Técnica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O calendário de inspeções pretende identificar oportunidades, acompanhar os projetos em andamento e debater estratégias para o futuro das unidades. “O objetivo do nosso encontro é acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelo CIMAER. Não podemos deixar de relembrar o cumprimento da missão na Operação Taquari 2, fornecendo informações meteorológicas aos profissionais alocados na sede do Comando Conjunto da Operação, em Porto Alegre”, relembrou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, durante a abertura do evento.

A comitiva, presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi, foi composta pelas seguintes autoridades: o Vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior; o chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha; o chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges e o chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.

Após a cerimônia militar, o grupo seguiu para o auditório, onde foram apresentados os temas destaques relacionados a unidade. Entre eles, a implantação de novos radares meteorológicos em Cachimbo (PA), Chapada dos Guimarães (MT), Rio Branco (AC) e Vilhena (RO), e substituição de radar em Belém (PA). “O CIMAER é considerado o centro de referência meteorológica do Brasil, sendo a unidade mais nova subordinada ao DECEA, tendo completado cinco anos em 2024. É um prazer ser recebido por este efetivo de forma tão organizada”, elogiou o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Bastos.

De acordo com o Comandante do CIMAER, Coronel Especialista em Meteorologia José Messias Rocha Mendonça, em 2023, o Centro forneceu mais de 230 mil produtos e serviços de sua área de atuação operacional. O Comandante da unidade defendeu ainda a importância da atualização do Banco OPMET - projeto com previsão de assinatura para outubro deste ano. “O objetivo é aperfeiçoar a qualidade das mensagens de Meteorologia Aeronáutica e adequações sistêmicas de interesse as atividades operacionais”, completou o Coronel Messias.

Outro ponto debatido foram os serviços técnicos especializados para fornecimento contínuo de dados de Descargas Elétricas Atmosféricas (DEA) ao Sistema de Tempo Severo Convectivo e demais aplicações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Ao todo, onze projetos citados durante a inspeção estão em andamento na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Após as explanações, a comitiva visitou o salão operacional do Centro Meteorológico Integrado e o prédio administrativo, que passa por uma grande reforma, com mais de 90% das obras concluídas.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Texto: Tenente Fernandes

Revisão: Capitão Aviador Rodrigues

Foto: Luiz Eduardo Perez

 

 


Assunto(s): CISCEA SISCEAB CIMAER