Notícias

Comitê Rio 2016 visita a Sala Master de Comando e Controle

publicado: 03/07/2014 17:01

 




Com o objetivo de fortalecer o intercâmbio e conhecer a preparação dos envolvidos e as ações de planejamento para a Copa do Mundo, representantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 visitaram nesta quarta-feira, dia 2, a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

A comitiva foi recebida pelo Chefe Adjunto da Sala Master, Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, que descreveu a dinâmica de funcionamento do local. O papel dos órgãos governamentais e entidades do setor aéreo, que trabalham em esquema de plantão 24 horas, é concentrar informações aeronáuticas, coordenar ações e tomar decisões colaborativas.

Segundo o oficial, o trabalho na Sala Master é feito de forma integrada, já que as informações são centralizadas e disponibilizadas a todos os participantes. "O Centro é responsável por coordenar os principais aeroportos envolvidos em cada um dos eventos, garantindo que a capacidade operacional desses aeródromos não seja ultrapassada, evitando possíveis atrasos e cancelamentos de voos", explicou.

Ao conhecer a estrutura da Sala Master, o Diretor Executivo de Operações do Comitê Rio 2016, o General da Divisão R1 Marco Aurélio Vieira, destacou o trabalho conjunto dos órgãos para garantir a fluidez das operações aéreas durante o Mundial. "É uma demonstração não só de competência, mas percebemos também que há uma evolução constante e temos experiências bem sucedidas, como foi o caso da Rio +20, da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude".

A comitiva também conheceu o trabalho realizado no Salão Operacional do CGNA, onde são monitorados todos os movimentos aéreos do País, mantendo ininterruptamente a prestação do serviço de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo.

"A visita do Comitê Rio 2016 nos mostra que o trabalho desenvolvido na Sala Master agrega um grande valor na condução das atividades aéreas durante os grandes eventos. A sinergia necessária para que o tráfego aéreo continue com elevado grau de eficiência durante os Jogos Olímpicos 2016 está sendo construída" , enfatizou o Coronel Luiz Ricardo sobre a importância daquele momento.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254-JP)

Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930-RF)

 

 

[slideshow id=223]