Notícias

Comitê de Segurança Operacional do SISCEAB realiza terceira reunião no DECEA

publicado: 13/07/2011 08:33

 




Em cumprimento ao Plano de Implementação do Sistema de Gestão da Segurança Operacional (SGSO), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou a Terceira Reunião do Comitê de Segurança Operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (CSO-SISCEAB).

 



A reunião aconteceu no dia 6 de julho, das 9h às 12h, no auditório do DECEA, com a participação do Diretor-Geral, do Vice-Diretor, dos Chefes dos Subdepartamentos de Operações, Técnico e Administrativo e de comandantes, chefes, diretores e presidente das Organizações Militares subordinadas. Estiveram presentes também representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).



O Diretor-Geral, na abertura, disse que “o início da implementação dos SGSO foi importante para o aprendizado de algumas OM”. Muitas ganharam experîencia, verificando o que podia ser modificado e melhorado, além de aprenderem umas com as outras. “Houve muito ganho de experiência” – concluiu o Tenente-Brigadeiro Ramon. As ações de 2012 devem ser o alvo, segundo o Diretor-Geral, a partir dessa terceira reunião: “Precisamos – todos – atingir os objetivos propostos”.



Da programação constavam vários temas. O primeiro foi “A Implantação dos SGSO no SISCEAB”, apresentado pelo Tenente-Coronel-Aviador Jaime Fariñas Martinez Júnior, Chefe da Assessoria de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA).





“Imagino que nessa fase, todos já começamos a entender melhor o que é o SGSO. As dúvidas já foram esclarecidas e agora temos que direcionar os esforços para o objetivo final do Comitê”, esclareceu o Tenente-Coronel Martinez, reforçando que a grande novidade é a valorização do Gerenciamento de Risco nas atividades do SISCEAB. Foram apresentados gráficos com percentuais de implementação atingidos e, em seguida, o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (CTA) Sandro Roberto Nobre falou aos membros do CSO sobre o Gerenciamento de Risco nas mudanças e implementações do SISCEAB.



O Capitão Nobre reconheceu que todo o SISCEAB sempre trabalhou com segurança e gerenciamento de riscos em suas implementações, mas que não havia padronização. “Agora, com o SGSO, temos uma metodologia para avaliar e mitigar os riscos” - declarou o Capitão.



A ASEGCEA apresentou a situação das recomendações da reunião anterior e, em seguida, a Direção-Geral discutiu com o CSO a revisão da Política de Segurança Operacional do DECEA.



Houve debates entre os membros do Comitê e, em seguida, o encerramento do evento, quando o Diretor-Geral sugeriu que a próxima reunião do CSO aconteça como seguimento à Segunda Reunião de Comandantes dos Órgãos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (RECOSCEA II/20111), provavelmente no final de novembro ou início de dezembro.



Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) – daisydsm@decea.gov.br

Fotos: Fabio Maciel – fabiofrm@decea.gov.br