Notícias

Comando da Aeronáutica implanta sistemas para gestão de processos de aeródromos no Paraguai

publicado: 22/03/2023 13:29

 




O Comando da Aeronáutica (COMAER) auxiliou a Direção Nacional Aeronáutica Civil (DINAC), do Paraguai, na implantação de três importantes projetos que visam otimizar a gestão dos processos de aeródromos no país vizinho. Uma equipe do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) treinou 12 profissionais da DINAC na operação e na manutenção dos sistemas.

A parceria colocou em operação no Paraguai o “Portal AGA”, que permite o acompanhamento das solicitações de autorizações para a instalação de aeródromos pela internet; o SysAGA, que gerencia estes processos internamente; e o Gerador Automático de Desenhos (GAD), que projeta as áreas de proteção dos aeródromos e analisa os objetos projetados no espaço aéreo. Os novos recursos vão automatizar e agilizar os processos envolvendo aeródromos e heliportos, além de aumentar a transparência e a celeridade das análises e dos pareceres.

A Missão Técnica Aeronáutica Brasileira no Paraguai (MTAB-PY) e o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (INAC) foram parceiros importantes no sucesso dessa iniciativa. Os representantes realizaram várias reuniões de coordenação para a implementação do projeto e deram todo o apoio necessário à equipe do Departamento, oferecendo a estrutura organizacional de suas instituições para as interações e as aulas de capacitação técnica e operacional.

 

Evento de Encerramento

No dia 16 de março de 2023, no auditório do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), ocorreu o evento de encerramento das atividades. Os representantes do DECEA receberam um certificado de agradecimento e reconhecimento das autoridades da DINAC pelo apoio prestado à instituição.

De acordo com o Major Esp CTA Jorge Luis Werneck Nunes, o principal desafio foi mostrar para os analistas técnicos da DINAC que a filosofia da tramitação eletrônica processual era possível.

“É um orgulho muito grande para mim e para minha equipe ver um país vizinho reconhecendo o esforço do trabalho que realizamos, desde o ano de 2018, no desenvolvimento dos sistemas da Área AGA. Para a DINAC, o uso dessas ferramentas representa maior divulgação dos Planos de Zona de Proteção, das legislações e do material guia, além de permitir análise automática de Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA) e promover maior facilidade na consulta sobre o andamento processual e a redução de custos de impressão e despesas com correspondência e com papel”, destacou o oficial.

O Chefe da MTAB, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda, agradeceu a presença do DECEA na implementação desses sistemas e ressaltou a importância do intercâmbio de informações entre as instituições. Ele também defendeu a participação dos países irmãos nas atividades de otimização de processos, no fortalecimento da política de cooperação mútua e na transferência de tecnologias.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Major Sérgio Kebach Martins Edição: Tenente Fernanda Pereira e Daniel Marinho Revisão: Major Douglas Lopes


Assunto(s): SIRIUS SIRIUS BRASIL