Notícias

Comandantes debatem Segurança Operacional no DECEA

publicado: 10/04/2015 13:01

 




No último dia 9, foi realizada a 8ª Reunião do Comitê de Segurança Operacional do DECEA. O evento, aberto pelo vice-diretor do DECEA, Major Brigadeiro do Ar Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, foi promovido pela Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA).

YM6W0392

Realizada um dia após a reunião do setor com os gerentes de segurança operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), o encontro expôs as conclusões do evento anterior e debateu com os comandantes de todas as organizações subordinadas ao DECEA os assuntos de destaque na área, sobretudo em vias da ocorrência de mais uma Auditoria de Seguimento da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), prevista para novembro deste ano.

Com o objetivo de expor o andamento das atividades de segurança operacional no âmbito do SISCEAB e compartilhar práticas adotadas pelas organizações responsáveis pelos serviços de navegação aérea a reunião abordou assuntos afetos à Segurança Operacional do DECEA.

O Capitão Alexandre Simões Lima esclareceu o planejamento da ASEGCEA para Auditoria, abordando os aspectos chaves que originaram as ações do setor, dos regionais e da Infraero em face às necessidades de aprimoramento e às questões ainda pendentes, conforme o cronograma estabelecido. Em outro momento, repassou as informações relativas à Pesquisa de Fator Operacional, que tem por objetivo identificar ameaças sistêmicas, e as ações realizadas e em desenvolvimento da Pesquisa de Fator Humano. Ambas, "de suma importância já que a ferramenta permite identificar antecipadamente os possíveis riscos", afirmou o oficial.

Na reunião do Comitê do segundo semestre, as organizações regionais apresentarão os resultados das pesquisas, demonstrando os fatores pesquisados, os resultados obtidos e as ações mitigadoras implementadas.

O Coronel Aviador da Reserva Cícero, da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA) do Primeiro Centro de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) expôs os detalhes a respeito da criação de uma Instrução de Comando da Aeronáutica que adote indicadores de desempenho na gestão da segurança operacional para uma avaliação mais acurada de todos os itens necessários.

O evento ainda abriu espaço à apresentação dos regionais, no que tange a situação do andamento da Pesquisa de Segurança Operacional, bem como a um debate entre os participantes para dirimir dúvidas e compartilhar práticas e soluções.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista (Contato-Imprensa)

Fotos: Luiz Perez