Notícia Destaque
CISCEA tem novo presidente; DECEA, novos chefes de Subdepartamento
Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Barros de Oliveira passou o cargo de presidente da CISCEA ao Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski. Depois de quase dois anos no cargo, o Major-Brigadeiro Sérgio destacou a competência do efetivo que o acompanhou ao longo de sua jornada na organização. “A CISCEA é uma organização híbrida. Composta por militares que interagem diariamente com uma grande equipe qualificada de funcionários civis de nosso parceiro privado, a Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA). Sua forte cultura organizacional é produto da competência de seu pessoal e do sucesso da implantação de inúmeros projetos com um histórico que remonta ao projeto pioneiro do Sistema de Vigilância da Amazônia, também conhecido como SIVAM. "
Os novos chefes dos Subdepartamento do DECEA tomaram posse em seguida. O Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha deixou a chefia do Subdepartamento de Administração (SDAD) e agora é o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP). Entra no lugar do Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares, há dois anos na função. O Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen, por sua vez, é o novo chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA.
Em seu discurso de despedida do SDAD, o Brigadeiro Peçanha relembrou o início de sua gestão e destacou os desafios do Subdepartamento. “Em março de 2022, assumi a honrosa missão de liderar o Subdepartamento de Administração do DECEA, passando a me dedicar ao que há de melhor em qualquer organização: o ser humano. O profissionalismo, a competência e a dedicação dos senhores e das senhoras são verdadeiros motivos de orgulho à nossa instituição. Estas qualidades, sem dúvidas, permitiram significativos avanços na otimização dos processos administrativos. Na elevação de proficiência em inglês aeronáutico; na gestão de “bens móveis e imóveis” e no acompanhamento de obras e serviços de engenharia; no atendimento, por meio das missões de assistência integrada, das necessidades de nosso efetivo e seus dependentes e nas ações em prol da segurança da aviação civil.”
Para o Brigadeiro Miguel, o novo chefe do Subdepartamento de Operações irá enfrentar os grandes desafios desta função. Mas, diante da alta capacitação de seu efetivo, estará muito bem assessorado. “Este é sem dúvida um dos cargos mais complexos e desafiadores que um oficial do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro pode assumir. Muitos foram os desafios que se apresentaram no decorrer destes dois anos. Mas em nenhum momento estive sozinho nesta caminhada de sucesso e grandes realizações”, afirmou.,
Por fim, o diretor-geral do DECEA agradeceu aos oficiais-generais que deixam e chegam à organização. “Aos que estão se despedindo do DECEA, levem o carinho de suas equipes, fruto do companheirismo que estabeleceram ao longo de suas lideranças. E aos que passam a integrar, a partir de hoje, o nosso Departamento, contem com a direção do DECEA para apoiá-los nessa nova empreitada.”
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Daniel Marinho Fotos: Luiz Perez