Notícia Destaque

CISCEA participa de workshop sobre as competências em BIM

publicado: 15/09/2019 19:54

 




A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou do workshop sobre as boas práticas na utilização da tecnologia BIM (do inglês, Building Information Modelling – Modelagem da Informação da Construção), promovido pela Fundação Certi – Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras –, em Florianópolis, nos dias 12 e 13 de setembro.

O evento contou com a participação de engenheiros, arquitetos e técnicos da Divisão de Infraestrutura (DI) da CISCEA e profissionais da Fundação Certi. “O objetivo foi trocar experiências e definir pontos de convergência para uma colaboração bilateral”, esclareceu o coordenador da Área de BIM e Lean 4.0 do Centro de Produção Cooperada (CPC) da Certi, Professor Doutor Daniel Luiz de Mattos Nascimento.

O presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Pereira Santos, enfatizou a importância do encontro como forma de compartilhar informações, contribuindo para disseminação do conhecimento sobre o BIM. “Somos pioneiros em implantar e fomentar a cultura da tecnologia BIM para os Elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). É um investimento que trará grandes benefícios para a Força Aérea Brasileira”, pontuou.

Em sua apresentação, o oficial-general falou sobre a missão da organização no âmbito do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), seus principais produtos e as atividades desempenhadas pela Divisão de Infraestrutura da CISCEA, que é responsável pela elaboração de estudos e projetos; fiscalização e controle de obras; e atividades patrimoniais.

Durante a programação, o Capitão Engenheiro Rogério Abreu, adjunto da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, detalhou o panorama de desenvolvimento dos processos BIM na Comissão. Foram apresentadas as metas e as estratégias adotadas pela organização para implantação da tecnologia. “O uso do BIM favorece o planejamento e gestão de projetos e obras, garantindo maior assertividade e transparência das soluções técnicas e custos empregados”, afirmou o Capitão Abreu, gerente do Projeto.

A utilização do BIM permite que profissionais de diferentes especialidades trabalhem de forma integrada e colaborativa na construção de modelos virtuais de edificações, que funcionam como um banco de dados com informações relevantes para as diferentes fases de seu ciclo de vida.

O coordenador do BIM na CISCEA, Carlos Dias, falou sobre a importância da parceria com os profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI-PR). “Estamos desenvolvendo as Provas de Conceito (POC) elaboradas em parceria com o SENAI-PR, com o objetivo de estabelecer as bases para posteriormente implantarmos a tecnologia BIM em vários setores da CISCEA”.

A Torre de Controle (TWR) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Bacacheri (DTCEA-BC) é um dos projetos que utiliza a ferramenta Revit da Autodesk, como uma forma de iniciar a imersão ao BIM. Este software permite que seja feita a modelagem do edifício, a extração de quantitativos, especificações e a documentação do projeto.

“A iniciativa da CISCEA se destaca positivamente em vários aspectos, dentre eles, engajamento da liderança na mudança de cultura organizacional, planejamento inequívoco da implantação de BIM como um processo, mudanças em requisitos contratuais de novos projetos e parcerias estratégicas de cunho técnico-científico”, ressaltou Daniel.

Para o chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, Tenente-Coronel Especialista em Aviões Andre Luis Regly Ferreira, o workshop atendeu aos objetivos: “Foi fundamental para a troca de informações e uma oportunidade de aprendizado sobre a implementação da tecnologia BIM”, destacou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem: Denise Fontes Fotos: 3S Andreza Rangel (CISCEA)


Assunto(s): CISCEA