Notícia Destaque

CISCEA participa de importante congresso sobre metodologia BIM

Foi o primeiro grande evento de BIM que aconteceu de forma presencial em 2021. Todos os protocolos de segurança determinados pelas autoridades de saúde foram cumpridos rigorosamente.


publicado: 22/11/2021 11:44

 




A terceira edição do Congresso BIM CREA-SC, denominada “BIM de Norte a Sul”, realizada nos dias 10 e 11 de novembro em Florianópolis, contou com a participação da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), representada pelo gerente do Projeto da Implantação do BIM na Comissão, Capitão Engenheiro Rogério Erotilde José de Abreu.

O evento reuniu representantes de várias entidades e organizações, autoridades do estado do Paraná e do município de Florianópolis, dentre eles o vice-prefeito Topázio Silveira Neto, além de especialistas e acadêmicos. Foram apresentados os principais projetos e inovações da engenharia desenvolvidos com a metodologia BIM em todo o País.

O Capitão Abreu, chefe da Seção da Tecnologia da Construção da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, e Júlia Maia, arquiteta e urbanista do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI-PR) palestraram com embasamento técnico e de forma sucinta sobre a estratégia de implantação da metodologia BIM na CISCEA, da fase de projetos até a gestão de ativos.

“O evento foi de alto nível, com direito a participação de um palestrante internacional onde foi possível compreender como está sendo utilizado o BIM mundialmente. A plateia estava repleta de profissionais de todo Brasil e ter a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela CISCEA em um Congresso desse porte nos dá a certeza que estamos seguindo no caminho certo quanto à implantação da metodologia”, disse o Capitão Abreu.

Para a engenheira civil Késia Alves da Silva, coordenadora do evento, na região Nordeste o BIM está mais desenvolvido no setor privado. “Os demais Estados, pelo que foi apresentado no Congresso, estão mais avançados no setor público”.

BIM é a sigla em inglês para Building Information Modelling, que significa Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um processo que propõe as melhores soluções técnicas e econômicas a todo ciclo de vida de uma edificação.

BIM na CISCEA

A CISCEA iniciou o processo de implantação BIM em 2018, através do Setor de Tecnologia da Construção (ITC) da Divisão de Infraestrutura, com a transferência de conhecimento com o SENAI-PR.

Em sintonia com o Decreto Presidencial Nº 10.306, de 02 de abril de 2020, que estabelece a utilização do BIM pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal a partir de 1º de janeiro de 2021, a CISCEA tem se destacado pelo pioneirismo na implantação do conceito.

Em 2020, foi criado um Grupo de Trabalho BIM (GT-BIM), presidido pelo Centro de Estudos e Projetos (CEPE), com objetivo de propor novos padrões de projeto de edificações (BIM Mandate) para a Força Aérea Brasileira (FAB). A CISCEA foi convidada a participar e pôde contribuir de forma relevante para a criação do BIM Mandate da FAB, um importante documento com as diretrizes para a execução da metodologia de forma padronizada, respeitando-se as necessidades de cada Organização.

No início de 2021, por solicitação do Subdepartamento de Administração (SDAD) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a CISCEA elaborou um programa de implantação BIM nos Regionais.

“A CISCEA vem evoluindo e seguindo atentamente seu plano de implantação BIM. Lembro que uma implantação sólida e responsável se faz sempre com o aumento gradual de maturidade BIM, tanto dos seus recursos como também da Organização”, finalizou o Capitão Abreu.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social da CISCEA

Reportagem: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso

Fotos: Fabricio de Almeida (Imagem e Arte)

Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP - ASCOM DECEA)


Assunto(s): CISCEA BIM SENAI-PR