Notícia Destaque
CISCEA implanta sistema de luzes de aproximação na Base Aérea de Canoas
Sistema desempenha papel crucial na transição do voo por instrumentos para o visual
publicado:
22/10/2024 12:43
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), concluiu neste mês de outubro, os Testes de Aceitação em Campo para a implantação do Sistema de Luzes de Aproximação (ALS) na Base Aérea de Canoas (BACO).
Trata-se de um sofisticado sistema de iluminação composto por luzes de alta intensidade, coloridas ou piscantes, dispostas de maneira padronizada ao longo da aproximação à pista. O ALS é fundamental para a transição do voo por instrumentos para o voo visual, especialmente durante procedimentos de aproximação para pouso. Além disso, facilita as operações de pouso noturno.
O ALS instalado na aproximação para a cabeceira 13 de Canoas consiste em uma fileira de luzes alinhada com o eixo da pista de pouso com 570 metros de comprimento, complementada por outra fileira transversal de 30 metros de comprimento, posicionada a 300 metros da cabeceira. Essa configuração proporciona ao piloto uma orientação visual clara para alinhar a aeronave com a pista durante a fase final de aproximação.
A implementação do ALS na BACO é um exemplo claro do compromisso contínuo do DECEA em atualizar tecnologicamente o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A iniciativa visa otimizar os serviços prestados aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, garantindo maior segurança e eficiência tanto para a aviação comercial quanto para operações militares.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e Imagens: CISCEA
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues

Trata-se de um sofisticado sistema de iluminação composto por luzes de alta intensidade, coloridas ou piscantes, dispostas de maneira padronizada ao longo da aproximação à pista. O ALS é fundamental para a transição do voo por instrumentos para o voo visual, especialmente durante procedimentos de aproximação para pouso. Além disso, facilita as operações de pouso noturno.
O ALS instalado na aproximação para a cabeceira 13 de Canoas consiste em uma fileira de luzes alinhada com o eixo da pista de pouso com 570 metros de comprimento, complementada por outra fileira transversal de 30 metros de comprimento, posicionada a 300 metros da cabeceira. Essa configuração proporciona ao piloto uma orientação visual clara para alinhar a aeronave com a pista durante a fase final de aproximação.

A implementação do ALS na BACO é um exemplo claro do compromisso contínuo do DECEA em atualizar tecnologicamente o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A iniciativa visa otimizar os serviços prestados aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, garantindo maior segurança e eficiência tanto para a aviação comercial quanto para operações militares.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e Imagens: CISCEA
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues