Notícias

CISCEA e Frequentis celebram mais um passo na implementação da nova rede de telecomunicações aeronáuticas

publicado: 13/10/2016 13:19

 




Um grande passo na parceria entre a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a empresa Frequentis foi dado no último dia 5 de outubro, quando foram finalizados, na sede da empresa em Viena, Áustria, os testes de aceitação ("factory acceptance testing" - FAT) da nova rede brasileira de telecomunicações aeronáuticas.

Durante duas semanas, a delegação da CISCEA - composta pelo Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida (presidente da delegação), Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen (presidente da comissão de fiscalização), Major Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior (líder da equipe técnica), Engenheiro Lindbergh Ananias Filho (gerente de projeto), Engenheiro Renato Costa do Carmo Fonseca e Engenheiro Leonardo Alves Souza dos Reis - participou dos testes na presença de outros parceiros do programa. Na ocasião, foram executados verificações de fábrica em equipamentos projetados para 20 centros operacionais e estações remotas, verificações de requisitos, testes de otimização de banda, testes de carga e emulação de degradações nas redes de longa distância (WAN), com simulação de cenários de ameaça de segurança da informação.

Os excelentes resultados dos testes e a parceria de cinco anos entre as organizações foram celebrados em evento realizado no local. Na ocasião, o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, entregou uma placa de agradecimento ao vice-presidente da Frequentis, Hannu Juurakko, em reconhecimento ao forte compromisso da empresa com o fornecimento de uma solução de telecomunicações segura e eficiente para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): a Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (ATN-Br).

"Somos responsáveis por controlar cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados de espaço aéreo. A nova rede adequará o  Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) ao crescimento do tráfego aéreo estimado para as primeiras décadas do século XXI", declarou o presidente da CISCEA.

"É uma das redes aeronáuticas mais avançadas do mundo e foi projetada conforme os princípios de segurança, eficiência e flexibilidade. A saudável parceria entre CISCEA e Frequentis originou uma poderosa plataforma, com tecnologias de última geração, flexível para adequar-se a futuras atualizações. Nós gostaríamos de agradecer a todas as equipes e estamos honrados com este prêmio", acrescentou o vice-presidente da Frequentis

O Major Engenheiro Belchior, líder da equipe técnica, explicou que os testes foram realizados em um ambiente muito próximo do real e que, após estas verificações, comprovou-se um ganho operacional significativo da solução, aumentando a disponibilidade dos serviços operacionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de forma transparente para o controlador de tráfego aéreo. "Somado a isso, comprovou-se que há um conjunto de ferramentas poderosas de gerenciamento centralizado e efetivo para a ATN-Br, proporcionando o salto tecnológico necessário e, assim, seguindo o cronograma de migração dos serviços operacionais da Europa (EUROCONTROL - European Organization for the Safety of Air Navigation) e EUA (FAA - Federal Aviation Administration) para tecnologia TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)”, acrescentou o Major Belchior.

Para o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, a solução implementada pela Frequentis viabiliza um aumento de capacidade associado à flexibilidade necessária para atender às grandes demandas operacionais previstas. “A melhoria geral do nível do serviço resulta em vantagens econômicas, com a redução de custos numa rede tão extensa quanto a nossa", afirmou o oficial.