Notícia Destaque

CISCEA atualiza SAGITARIO em Brasília e Londrina

publicado: 23/12/2020 14:41

 




 

O Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS), localizado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília (DF), e o Controle de Aproximação de Londrina (APP-LO), localizado na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Londrina (EPTA-LO), no Paraná (PA), agora contam com a nova versão do sistema SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional).

  A Divisão Operacional (DO) da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) foi a responsável pela atualização do SAGITARIO em Brasília e pela implantação em Londrina, em um trabalho minucioso realizado no período de 23 a 27 de novembro e de 30 de novembro a 4 de dezembro, respectivamente.

  Nesses períodos foram realizados os Testes de Aceitação em Campo (SAT, do inglês Site Acceptance Test) para realizar as atualizações, testes operacionais e análises dos documentos para integração do sistema. Os SAT foram realizados nas dependências do ACC-BS e APP-LO, na plataforma operacional, com a participação de membros da Seção de Informática Operacional (TIOP), EPTA, ACC, CISCEA e a empresa ATECH, validando a nova versão do SAGITARIO.

 O software oferece um conjunto integrado de ferramentas operacionais de visualização e apoio à decisão, que proporcionam uma consciência abrangente e precisa para controladores de tráfego aéreo, garantindo a segurança e a eficiência dos voos, da decolagem ao pouso, contando com informações precisas de múltiplas fontes e um conjunto eficaz de alternativas para suporte à decisão.

 Com o objetivo de  atender à entrada em operação do projeto de Centralização de Plano de Voo, em conjunto com melhorias do software, a Divisão Operacional da CISCEA segue um extenso cronograma de atualização e modernização de sistemas em diversos sítios.

 Segundo o  Analista de Segurança da Informação da Divisão Operacional da CISCEA Aurélio dos Santos, as atividades de atualização ou implantação do SAGITARIO empreendem diversos esforços da equipe do projeto. “São inúmeras coordenações com os sítios para realização das atividades e alinhamento com a contratada para definição do cronograma e validação das versões que serão implantadas. Cada SAT realizado nos diversos sítios tem a sua particularidade, pois envolve diferentes equipes na atividade, tornando extremamente gratificante acompanhar os SAT, pois sempre temos a oportunidade de aprender mais, além de ouvir novas sugestões para a melhorias ou novas funcionalidades do SAGITARIO”, afirma.



A entrada em operação do SAGITARIO no ACC-BS está prevista para janeiro de 2021, juntamente com a operação paralela e assistida. No APP-LO irão ocorrer treinamentos operacionais e técnicos, com entrada em operação do sistema prevista para maio de 2021.


Seção de Comunicação Social do DECEA
Texto: 1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e Fotos: Aurélio dos Santos (DO/CISCEA)
Editado por Denise Fontes

 


Assunto(s): CISCEA