Notícia Destaque
CISCEA assina contratos relacionados ao sistema TATIC - Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo
O novo compromisso, relacionado ao Sistema TATIC, foi estabelecido com a Saipher ATC, empresa especializada no desenvolvimento de soluções na área de Controle do Tráfego Aéreo e Gerenciamento do Tráfego Aéreo (ATC/ATM, do inglês Air Traffic Control / Air Traffic Management). O objetivo é contribuir para melhoria do fluxo e controle do espaço aéreo por meio da implantação de três módulos do sistema TATIC (Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo): o TATIC CLOUD, o TATIC AFIS e o TATIC TWR.
Estiveram presentes o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o então Vice-Presidente da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz; o Agente de Controle Interno (ACI), Coronel Intendente Paulo Roberto Ferreira Vieira; o Chefe da Divisão Operacional (DO), Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich; o Chefe da Divisão Administrativa (DA), Major Intendente Alberto de Almeida Gomes; a Adjunto do ACI, 1º Tenente Intendente Amanda Priscila de Moura Gabriel; os Gerentes de Projetos Cláudio Macedo e Renato Di Iulio; além do Diretor Comercial da empresa Saipher, Luiz Tanaka.
TATIC CLOUD
O módulo TATIC CLOUD se integrará ao TATIC FLOW instalado no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Entre as principais funcionalidades, ele permitirá que os usuários externos da rede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) consigam receber, de forma segura, as informações da movimentação de aeronaves em uma ou mais torres de controle. A Polícia e a Receita Federal, potenciais usuários da ferramenta, poderão monitorar o status de um voo específico, por exemplo. Outro grande benefício do módulo está no fato de torres de controle da iniciativa privada poderem ter integrações que até então seriam inviáveis.
O TATIC CLOUD será um grande avanço para os sistemas do SISCEAB. A previsão é de que o desenvolvimento, a implantação e o treinamento de usuários e mantenedores ocorram no primeiro semestre deste ano.
TATIC AFIS
Formado por um conjunto de aplicativos especialmente desenvolvidos para utilização em órgãos AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, do inglês Aerodrome Flight Information Service), o módulo AFIS proporciona a automação de funções e simplifica funcionalidades, permitindo a melhoria de processos e promovendo o incremento da eficiência e da segurança nas operações.
O escopo do novo contrato prevê a atualização dos sistemas AFIS para o TATIC 2.0, versão que possui diversas novas funcionalidades e integrações com os sistemas do SISCEAB. O projeto de implantação contempla ainda o fornecimento de licenças, a implantação e parametrização do sistema, treinamentos e acompanhamento por meio de operação assistida.
A previsão é de que o módulo entre em operação ainda no primeiro semestre de 2021, no Aeroporto de Lagoa Santa (MG), na Base Aérea de Santos (SP) e na Base Aérea dos Afonsos (RJ).
TATIC TWR
O módulo TATIC TWR substitui as convencionais fichas de progressão de voo de papel por fichas eletrônicas (EFPS – Electronic Flight Progression Strips). As EFPS são gerenciadas pelas estações de trabalho distribuídas nas posições operacionais do órgão de controle. Maior fluidez e mais eficiência nas atividades dos controladores de tráfego aéreo estão entre as grandes vantagens do TATIC TWR.
O projeto de implantação contempla o fornecimento de licenças, implantação e parametrização do sistema, treinamentos, acompanhamento por meio de operação assistida para os seguintes sítios: Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder (SC), Aeroporto Edu Chaves (SP), Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SP), Aeroporto Silvio Name Júnior (PR), Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves (RN), Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (MG), Aeroporto Santa Genoveva (GO), Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (PA), Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (PB) e Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (SC).
A previsão é de que os trabalhos ocorram em seis torres ainda este ano e em outras quatro em 2022.
Os módulos do Sistema TATIC já estão em operação em 35 torres de controle em todo o país. O novo contrato representa mais uma etapa do compromisso do DECEA e da CISCEA de estarem alinhados e comprometidos com a modernização e uniformização dos ambientes operacionais nas torres de controle do território nacional. Isso significa, entre outros benefícios, uma consciência situacional ainda maior do tráfego aéreo brasileiro.
O Presidente da CISCEA, Brigadeiro Sérgio Bastos, reconheceu a Saipher como uma grande parceira, em especial durante o último ano. “Um exemplo dessa importante parceria foi o intenso trabalho efetuado durante a implantação do conceito ACDM (Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto) no aeroporto de Guarulhos, destacando a disponibilização pela empresa de um Ensino à Distância (EaD) com rapidez e qualidade para a capacitação dos usuários, a modernização de 33 torres de controle com o TATIC 2.0, possibilitando a utilização das strips eletrônicas na operação dessas torre de controle, aumentando a segurança operacional no controle do espaço aéreo, enfim, foram muitas realizações em um ano totalmente atípico. Temos os nossos próprios sistemas de controle do espaço aéreo e um deles é o TATIC e seus módulos, que permitem ao DECEA prover um serviço, com eficiência e segurança, reconhecido mundialmente. É uma grande satisfação poder ter feito tudo que fizemos nesse último ano, resultado de muito esforço e dedicação de todos os envolvidos. Temos muito trabalho pela frente com a celebração destes novos contratos!”
Para o Diretor Comercial da empresa Saipher, foi uma grande satisfação em ouvir as palavras do Presidente da CISCEA. “Por mim e pela Saipher, agradeço o espaço e tempo. Foram muitos desafios para a Saipher e para a CISCEA também. Estamos seguindo o caminho certo, e saber disso revigora o nosso ânimo, é bom ter a oportunidade deste momento que representa a assinatura de novos contratos, mas que traz um esforço muito maior por trás. É muito importante entender que conseguimos atingir os objetivos e metas que tínhamos nos comprometido. Foi feito de uma maneira que atendeu a contento à CISCEA, e isso vai nos guiar e nortear para conseguir manter ou ainda melhorar o trabalho que fazemos juntos, muito obrigado”, agradeceu Luiz Tanaka.
O Gerente de Projetos Renato Di Iulio ressaltou o intenso trabalho das equipes da Divisão Operacional da CISCEA e da Saipher. “Cada implementação requer uma coordenação muito complexa, acompanhando o ritmo das missões in loco, propondo diversos ajustes, com uma grande quantidade de documentos a serem confeccionados e analisados, além do período de trabalho atípico, pois geralmente os testes e a ‘virada de chave’, como chamamos a entrada em operação do sistema, são realizados durante a madrugada, devido à menor quantidade de tráfego aéreo. Mérito das equipes da DO e da Saipher, que é uma empresa ágil, que tem uma pronta resposta às nossas demandas, evoluindo os sistemas de acordo com as nossas necessidades”, declarou.
O Major Alberto complementou a questão da pronta resposta da empresa Saipher, ressaltando a evolução nas normas que regram a instrução de processos administrativos. “A atualização de procedimentos veio para ficar e estão alinhadas com a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU). A Saipher demonstrou não só no tocante à sua expertise técnica, mas na sua área administrativa uma resposta muito rápida para adequação do instrumento processual. Tais atualizações se traduziram em uma grande vitória para a Instituição e para a própria Saipher, na medida em que foram adotadas providências atualizadas para a instrução do processo de contratação”, explicou o Chefe da Divisão Administrativa da CISCEA.
Para o Gerente de Projetos Cláudio Macedo, é uma satisfação poder contar com uma empresa de confiança, já que a modernização de projetos pode ser bastante complexa. “O nosso País tem dimensões continentais e todos os nossos sistemas hoje são operacionais. Tivemos a experiência de viver a implantação de projetos e a modernização de projetos, e posso dizer que implantar é muito mais fácil. Na modernização é necessária uma grande coordenação e nessa parte é importante citar a parceria com a Saipher, por entender a complexidade, a importância e as condições de trabalho que são impostas. É uma satisfação materializar essa percepção com mais três instrumentos contratuais que vão permitir à Saipher pensar ainda mais longe”.
Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte: Renato Queiroz Di Iulio (DO/CISCEA)
Fotos: Fábio Ribeiro Maciel (ASCOM/DECEA), DO/CISCEA