Notícias

CINDACTA IV recebe a imprensa

publicado: 01/12/2009 07:32

 




No dia 16 de novembro, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) realizou um café da manhã com a imprensa de Manaus.  Na ocasião, o comandante da Unidade, Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, fez uma apresentação que mostrou aos jornalistas um pouco da realidade e da natureza do serviço prestado de controle e defesa do tráfego aéreo.


Na apresentação, o Brigadeiro Peclat mostrou a área de atuação do CINDACTA IV, que representa 5,2 milhões de Km², ou seja, toda a Região Amazônica, destacando a importância estratégica do Centro, que faz fronteira com vários países da América do Sul.


O Brigadeiro Peclat explicou que, dos 27 destacamentos subordinados ao Centro, apenas 19 tem efetivo fixo, mas todos possuem cobertura radar. O comandante também falou sobre as diferenças entre Controle de Aeródromo (TWR), Controle de Aproximação (APP) e Centro de Controle de Área (ACC).


Em seguida, o comandante exemplificou o controle do tráfego nas áreas cobertas pelo CINDACTA IV com o recente acidente que aconteceu com uma aeronave da FAB, o C-98. O Brigadeiro Peclat comentou, ainda, a notícia veiculada no site do senador Arthur Virgilio, (PSDB-AM), em junho deste ano, sobre as dificuldades do aeroporto internacional Eduardo Gomes com a falta de equipamentos essenciais.


Além de esclarecer sobre o funcionamento do CINDACTA IV , o Brigadeiro teve a oportunidade de encontrar-se casualmente com o senador Artur Virgílio no mesmo aeroporto e explicar como se processa o tráfego aéreo daquele Centro. A notícia com todas as informações e esclarecimentos foi publicada no site oficial do senador (conheça a matéria).


Por fim, o comandante explicou que os serviços de controle de tráfego e defesa aérea não são os únicos prestados pelo CINDACTA IV, que inclui ainda Informações Aeronáuticas, Meteorológicas e Busca e Salvamento.


Após a coletiva, os jornalistas foram convidados a conhecer o ACC, o Centro de Operações Militares, o Salvaero e a Sala Técnica, que dá suporte a monitoração e controle dos equipamentos utilizados pelo Centro.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Gisele Bastos  – giselegclb@decea.gov.br