Notícia Destaque

CINDACTA III tem novo Comandante

publicado: 31/10/2020 19:23

 




 

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado em Recife (PE), realizou nesta sexta-feira (30/10), a cerimônia de Passagem de Comando do Coronel Aviador Alexandre Avellar Leal ao Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

Participaram, ainda, da cerimônia o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Comandante do Comando Aéreo Nordeste (II COMAR), Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães; o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo; Diretores, Chefes, Comandantes e Prefeito das Organizações Militares; dos representantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco; e demais autoridades militares e civis.

O Diretor-Geral do DECEA destacou, em seu discurso, a importância do CINDACTA III para o Brasil. “Retrata um papel fundamental na vigilância e no controle da circulação aérea de uma região altamente estratégica para nosso País. É responsabilidade do CINDACTA III atuar numa região que abrange o Nordeste e uma extensa área do oceano Atlântico, que somam mais de 13 milhões de quilômetros quadrados e comporta o corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu”, pontuou o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro Heraldo prestou seu reconhecimento ao Coronel Avellar e ao efetivo pelas importantes ações sob o seu comando, mesmo com as restrições impostas em virtude da COVID-19. “Os desafios foram superados com determinação, competência, seriedade e, principalmente, profissionalismo”, afirmou.

Entre as medidas implementadas durante a sua gestão, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou a adoção de rotas aleatórias nas regiões de informação de voo do Atlântico, a participação no processo de reestruturação do CINDACTA III, a implantação da prestação do serviço de informação de voo de Recife e a utilização de rotas diretas entre os aeródromos de decolagem e pouso, reduzindo o tempo de voo, os custos operacionais e a emissão de CO2.

Em seguida, o Tenente-Brigadeiro Heraldo ressaltou alguns atributos do novo Comandante do CINDACTA III. "Levando em consideração sua capacidade intelectual, experiência em diversas funções da Força Aérea Brasileira aliada a sua atuação como Subcomandante deste Centro, tenho a plena convicção que está preparado para assumir o comando desta Organização”, destacou.

Em suas palavras de despedida, o Coronel Avellar falou dos desafios de comandar o CINDACTA III com os seus 11 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), diante do complexo cenário que o mundo enfrenta na luta contra a pandemia. “Está sendo um ano de grandes desafios e superações. O Comando Conjunto foi ativado, planos analisados, equipes prontas, enfim, todas as medidas foram delineadas e adotadas”.

Por fim, teceu agradecimentos ao Tenente-Brigadeiro Heraldo pela oportunidade de comandar o CINDACTA III e a confiança depositada, aos demais Oficiais-Generais pelo apoio irrestrito ao seu comando, ao efetivo pelo empenho para fazer frente aos desafios apresentados ao longo deste ano, e à família pelo suporte incondicional em sua missão.

Após sua gestão à frente do CINDACTA III, o Coronel Avellar assumirá o cargo de Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil, no Uruguai.

Novo Comandante

O Coronel Edson é natural do Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante a Oficial Aviador da FAB em 11 de dezembro de 1998 e promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2020. Possui cursos acadêmicos e operacionais de carreira e, ainda, MBA em Gestão Pública e em Gestão Estratégica; Curso de Piloto Operacional em Defesa Aérea; Curso de Líder de Esquadrão de Caça; e Instrutor de Voo da Academia da Força Aérea Brasileira.

Dentre as últimas funções desempenhadas pelo oficial estão os cargos de Chefe da Seção de Operações do Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC); Chefe da Divisão de Operações do CINDACTA III, e, por último, Subcomandante do CINDACTA III. O novo Comandante do CINDACTA III possui mais de 3.500 horas de voo nas aeronaves: T-25; T-27; AT-26; A-29; e C-98.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem: Denise Fontes Fotos: CINDACTA III