Notícias

CINDACTA III realiza exercício simulado visando os Jogos Olímpicos RIO 2016

publicado: 13/07/2016 10:18

 




IMG_8748-1-300x200

No dia 30 de junho, o Terceiro Centro de Operações Aéreas Militares (COpM-3) realizou um apronto para o exercício simulado denominado OLIMPEX SALVADOR 2016, que aconteceu no período de 4 a 7 de julho, visando os eventos esportivos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016, que ocorrerão na cidade de Salvador.

O apronto contou com a presença do chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Aviador João Spencer Ferreira da Costa Junior, e do chefe do Centro Operacional Integrado, Major Aviador Luiz Eduardo de França Scovino. Ao término, o Tenente-Coronel Spencer discorreu sobre a magnitude do evento, de expressão internacional, que implica em uma postura de elevada responsabilidade à Força Aérea Brasileira (FAB) quanto à segurança do espaço aéreo da área de controle terminal (TMA) Salvador. “O treinamento é uma oportunidade singular de preparar e doutrinar o efetivo operacional frente a conjuntura atual de ameaças que vem ocorrendo no cenário mundial” – disse o oficial.

Sob a coordenação de uma equipe que participou do OLIMPEX do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) em São José dos Campos (SP), foi planejado um treinamento com o objetivo de aprimorar o efetivo do COpM-3 e os oficiais chefes controladores para desenvolverem atividades inerentes à missão, de forma rápida, concisa, precisa e dentro dos parâmetros estabelecidos pelas legislações que balizam o evento olímpico.

O assessoramento operacional ao COMDABRA na tomada de decisão é de fundamental importância e, por isto, no planejamento do exercício foram contemplados brifins e debrifins para as equipes, com o intuito de corrigir e padronizar procedimentos.

Desta forma, o efetivo do COpM-3 foi submetido à uma avaliação teórica, envolvendo legislações pertinentes ao evento, um apronto contendo todas as orientações para o desenvolvimento do Exercício. Assim, realizará uma prática que simule situações para o pronto emprego da Defesa Aeroespacial da Terceira Região de Defesa Aérea (RDA 3), através da utilização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

Hoje, após o treinamento, o efetivo operacional do COpM-3 está preparado para atender à segurança aeroespacial necessária dos Jogos Olímpicos RIO 2016 na cidade de Salvador.

Fonte e foto: CINDACTA III
Edição: Daisy Meireles - Jornalista