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CINDACTA III implanta novas rotas preferenciais e alternativas para a FIR-RE
As referidas rotas foram testadas em simulador, oportunidade na qual foi possível constatar uma série de vantagens operacionais, tanto para os controladores de tráfego aéreo, quanto para os pilotos em comando das aeronaves.
Dentre estas vantagens, podemos citar o desvio do tráfego dos setores situados ao sul de Salvador pelos fixos Trova e Puido, evitando a saturação nesses setores e diminuindo o tempo de voo das aeronaves.
Outra grande vantagem é a eliminação da concentração de tráfegos procedentes do Centro de Controle de Área do Atlântico (ACC-AO) pela aerovia UW58, provocada pelo efeito da zona de convergência intertropical. Esta medida reduzirá em, pelo menos, 30 % as restrições de níveis de voo e de velocidade na FIR-RE, além de evitar as alterações de rotas para aviação.
Desta forma, podemos afirmar que a implementação das Rotas Preferenciais e Alternativas no CINDACTA III trará inúmeros benefícios não só para as aeronaves, que terão suas rotas reduzidas em aproximadamente 40 NM nos voos em rota, como também para os controladores de tráfego aéreo do ACC-RE, que terão melhor balanceamento dos voos.
A implementação também promove uma melhor circulação das aeronaves, diminuindo a complexidade e aumentando a capacidade de controle de tráfego aéreo, tudo isso mantendo o elevado nível de segurança operacional característico dos órgãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte: Divisão de Operações do CINDACTA III
Fotos: Cabo Evandro Francisco Ferreira (CINDACTA III)
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.intraer