Notícia Destaque

CINDACTA III é exemplo em programa de sustentabilidade

publicado: 13/04/2020 16:45

 




As organizações estão cada vez mais conscientes da importância de ações de sustentabilidade em suas práticas de gestão. Reafirmando o seu compromisso em administrar os recursos com eficiência e responsabilidade, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), por meio da Seção de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (ASSM) da Subdivisão de Assistência Integrada (SAIN) da Divisão Administrativa (DA) do CINDACTA III, implantou o Plano de Logística Sustentável (PLS).

O programa foi estruturado em projetos, iniciativas e metas, de curto, médio e longo prazos e é abordado em seis eixos: uso racional dos recursos naturais e públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no trabalho; licitações sustentáveis; sensibilização e capacitação dos servidores; e construções sustentáveis.

Baseado nos princípios dos cinco “R”: reduzir, reutilizar, recuperar, renovar e reciclar, o programa visa promover uma reestruturação profunda que incorpore a sustentabilidade no Plano de Trabalho e na cultura organizacional do CINDACTA III e Destacamentos.

“A organização está promovendo diversas ações em seu complexo em atendimento ao seu Plano de Logística Sustentável, incentivando seu efetivo a incorporar e disseminar essa cultura não só na caserna, como também no âmbito de suas vidas privadas junto a suas redes de relacionamento na sociedade, criando inúmeros agentes multiplicadores para uma vida sustentável”, afirmou o chefe da Subdivisão de Assistência Integrada do CINDACTA III, Tenente-Coronel Intendente Carlos Eduardo Teixeira.

A unidade já implantou diversas ações, entre elas, a redução do consumo de materiais (papéis, copos descartáveis, toners/cartuchos); logística reversa de resíduos sólidos inclusive nos Destacamentos subordinados (pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/toners, pneus, óleos lubrificantes); intensificação de coleta seletiva solidária (inicialmente na Sede inclusive com a inserção do Rancho do Grupamento de Apoio de Recife); e modernização de todo o parque de iluminação das edificações no CINDACTA III com a instalação de lâmpadas de tecnologia LED.

A iniciativa está alinhada à política e aos preceitos estabelecidos na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e em tratados internacionais – dos quais o Brasil é signatário – que visam ao desenvolvimento sustentável.

A expectativa é de que o uso consciente dos recursos disponíveis contribua para a redução do desperdício e promova economia. “É importante o envolvimento de todos, uma vez que 85% das ações compreende mudança de comportamento e não tem custo”, pontuou o Tenente-Coronel Carlos Eduardo.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: CINDACTA III


Assunto(s): Sustentabilidade