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CINDACTA III conscientiza população sobre uso de raio laser no entorno do Aeroporto dos Guararapes

publicado: 04/10/2012 13:00

 




O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) tem recebido constantes denúncias de utilização de canetas de raio laser sobre o "cockpit" das aeronaves que utilizam o Aeroporto Internacional Gilberto Freire, em Recife - PE.

Nos últimos meses, pilotos de aeronaves de grande e pequeno porte têm observado– com preocupação – a incidência de laser nas proximidades de uma das cabeceiras da pista do Aeródromo.

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O Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Guilherme Ruy Alves de Souza, concedeu entrevista à Rede Globo Nordeste, veículo de comunicação de grande abrangência local, para informar sobre a campanha de conscientização que está sendo realizada pelo Centro.

"Apesar de ter pena prevista no Código Penal, artigo 261, acreditamos que o melhor procedimento agora é fazer uma campanha educativa. Elaboramos e estamos distribuindo cartazes nos bairros do Recife para conscientizar as pessoas", explicou o Coronel Ruy à emissora de TV.

A reportagem foi ao ar neste sábado, dia 29 de setembro, e pode ser vista no site G1: https://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/09/brincadeira-com-laser-preocupa-pilotos-no-aeroporto-do-recife.html.

O CINDACTA III vem mapeando as comunidades de onde partem os feixes luminosos que tanto incomodam os pilotos. Nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o Centro realizou campanha educativa nos bairros do Jordão, Ibura, Estância, Caçote, Conjunto Ignês Andreaza e Areias, todos localizados no entorno do Aeroporto.

Militares do CINDACTA III e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Recife (DTCEA-RF) percorreram esses bairros, distribuindo aos moradores folhetos informativos e alertando a população local quanto às consequências que esse tipo de brincadeira pode causar. Foram disponibilizados, ainda, os seguintes telefones em caso de denúncias: (81) 8802-6316 ou (81) 2129-8213 das 8h às 17h.

As consequências da utilização do raio laser podem ser danosas à aviação. Para o Major Mattos, do Centro de Investigação e Prevenções de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada. "Temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto e quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica. Nós temos que trabalhar em termos de prevenção”.

Apontar laser para aviões e helicópteros é crime. O Artigo 261 do Código Penal Brasileiro prevê sanções para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea.

Tramita, ainda, na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 3151/12, de autoria do Deputado Lelo Coimbra, prevendo punições específicas para quem usar de forma indevida as canetas de raio laser.


Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do CINDACTA III
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br