Notícias

CINDACTA III comemora 37 anos de vigilância e controle aéreo na Região Nordeste

publicado: 21/03/2025 07:34

 






O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) comemora seu 37º aniversário no próximo dia 23. A organização reúne projetos de grande importância na vigilância e controle da circulação aérea na Região Nordeste, com destaque para o APP Nordeste que vai concentrar, até o final de 2026, diversos Centros de Controle de Aproximação da FIR Recife, em uma nova instalação na Base Aérea de Recife.


O agrupamento dos Centros Operacionais de Fortaleza, Natal, Maceió e Recife no CINDACTA III proporcionará um melhor aproveitamento dos recursos humanos e redução dos custos administrativos. Além disso, resulta na padronização da doutrina e aplicação de procedimentos operacionais.


Outro projeto de destaque é a nova Torre de Controle (TWR) do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes, com início de operação prevista para julho deste ano. A TWR terá aproximadamente 34 metros de altura e concentrará os equipamentos mais avançados empregados no Brasil como, por exemplo, um sistema integrado com status da iluminação, auxílios à navegação e meteorologia. A estrutura trará modernidade a um dos aeroportos mais movimentados da Região Nordeste e do País.


O CINDACTA III possui cerca de 1900 militares em seu efetivo, distribuídos entre a sede e os 10 Destacamentos de Controle Do Espaço Aéreo.



Histórico

Entre 1960 e 1970, a região Nordeste era controlada por dois Centros de Controle de Área (ACC), localizados em Natal/RN e Salvador/BA. Com a criação do Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV-RF), houve a unificação para apenas um órgão responsável pela região, com sede em Recife/PE. As instalações que abrigaram o ACC-RE, situavam-se nas dependências térreas da TWR-RF, lá permanecendo até o final da década de 1970.


Com o aumento do volume de tráfego aéreo, no início da década de 1980, nas rotas internacionais do Atlântico, surgiu a necessidade da utilização do radar, que exigiu a criação de uma estrutura adequada à nova tecnologia. E foi para atender a essa demanda e pela necessidade de maior estruturação do sistema de defesa e controle de tráfego aéreo que foi criado o CINDACTA III.
Com a criação da unidade, em 1988, foi realizada uma revitalização nas instalações do ACC-RE, que serviria de base para a transição de ACC não-radar para ACC Radar.


No dia 20 de outubro de 1992, às 18:05 UTC, em comunicação com o VRG371, SBSV/SBMK, foi efetuado o primeiro contato radar do ACC-RE, já ocupando as instalações do CINDACTA III, onde permanece até os dias atuais.




Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Texto: Ten Fernandes

Revisão: Ten Martorano

Arte: Aline Prete