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CINDACTA II testa aumento de setores de controle de tráfego aéreo
O Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW) antecipou-se ao aumento da demanda, esperada para a alta temporada 2011/2012, que ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Para isso, criou uma nova setorização da Região de Informação de Voo (FIR), alterando sua configuração de dez para 12 setores.
Cada setor, que integra a área de responsabilidade do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA II, é controlado em uma console, por dois profissionais da especialidade de Controle de Tráfego Aéreo. Ambos, por questões de segurança, controlam, no máximo, 15 aeronaves. Alguns desses setores são dinâmicos e, de acordo com a intensidade do tráfego aéreo, podem ser separados ou agrupados.
A operacionalidade do rearranjo foi checada no dia 17 de novembro, com a presença do Comandante do CINDACTA II, Coronel-Aviador Walcyr Josué de Castilho Araújo, junto à cadeia de comando da Divisão de Operações.
Basicamente, a proposta de 12 setores aumenta a capacidade do CINDACTA II de controlar com segurança as aeronaves que se deslocam em uma região de intenso fluxo de tráfego aéreo: o eixo Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o Coronel Walcyr, eventos dessa natureza são importantes para verificar o funcionamento dos equipamentos e das frequências, a capacitação dos recursos humanos, enfim, todo o aparato necessário para a realização do trabalho de controle do tráfego aéreo. “Precisamos sempre pensar à frente e, com a operacionalidade dos doze setores, estamos preparados para o futuro”, finalizou o Comandante.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do CINDACTA II
Edição: Daisy Meireles (Rj 21523 JP) - daisydsmm@decea.intraer