Notícia Destaque

CINDACTA II celebra 42 anos de serviços à aviação

publicado: 31/10/2024 15:54

 






Neste dia 1º de novembro, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) celebra 42 anos de atividades essenciais à aviação brasileira. Sediado em Curitiba, o CINDACTA II é o órgão operacional do DECEA responsável pelo controle do espaço aéreo da Região Sul e de parte do Sudeste e Centro-Oeste. A região abrange grandes centros urbanos, importantes rotas aéreas e uma intensa atividade econômica.

Com um volume de cerca de 400 mil voos anuais, a unidade desempenha um papel estratégico no país, prestando serviços de Controle de Tráfego Aéreo, Meteorologia Aeronáutica, Navegação Aérea, Busca e Salvamento, Telecomunicações Aeronáuticas e Informações Aeronáuticas. A organização também atua na detecção de tráfegos ilícitos e no monitoramento das operações de Defesa Aérea, coordenadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em sua região.

Ao longo de 42 anos de história, o CINDACTA II passou por diversas fases de evolução, acompanhando o crescimento da aviação no Brasil. O órgão fora criado por meio de um decreto de 1982, ocasião em que foi ativado, no Rio de Janeiro, o Núcleo do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (NUCINDACTA II), para promover os estudos para implantação do órgão e seus Destacamentos de Proteção ao Voo.

Em 1985, depois de finalizada as obras de construção do novo Centro, o CINDACTA II foi ativado em Curitiba. Dada as peculiaridades da época, com as atenções dos militares voltadas para o cone-sul, o segundo CINDACTA foi instalado estrategicamente abaixo da terra, numa construção hexagonal, a prova de um eventual ataque de grandes proporções.

Com o tempo as áreas sob sua responsabilidade foram avançando para além dos limites da Região Sul. Em 1994, absorveu a área sobrejacente aos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 1998, com a desativação do Serviço Regional de Proteção ao Voo de Porto Alegre (SRPV-PA), incorporou as atividades desempenhadas pela unidade. Por fim, em 2005, assumiu a Região de Informação de Voo (FIR) do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).

Hoje, o CINDACTA II conta com uma infraestrutura moderna, composta por radares, sistemas de comunicação, centros de controle e uma equipe altamente qualificada. Diante do volume crescente de tráfego aéreo na região, investe continuamente na atualização de sistemas operacionais, na capacidade de infraestrutura e na qualificação de seus recursos humanos.

Com um efetivo de mais de duas mil pessoas, o órgão possui 15 destacamentos regionais, onde estão localizados os meios, sistemas e equipamentos que dão suporte às operações da unidade.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Daniel Marinho
Arte: Aline Prete


Assunto(s): CINDACTA II SISCEAB