Notícias

CINDACTA II capacita novos “Elos Sociais”

publicado: 18/05/2009 09:17

 




Aconteceu na última semana, de 4 a 8 de maio, em Curitiba, o último ciclo de palestras do I Treinamento para Formação dos Elos Sociais dos DTCEAs subordinados ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II), com o objetivo de viabilizar o aprendizado e a reflexão sobre Elos Sociais.


dacta-ii-treinamento1 


 Na abertura do evento, promovido pela D-APH em parceria com a Assistente Social do CINDACTA II, 1° Ten QCOA ASS Gisele Perez da Silva, o Comandante do Centro, Cel Av Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, destacou a importância da programação: “o Elo não é só para sua ação no Destacamento, ele vai ser os olhos da administração para a parte social. É importante que todos saibam o que o CINDACTA II está fazendo para apoiar o homem no seu Destacamento. Sem o homem no Destacamento, sem o empenho ao trabalho, sem profissionalismo e sem a disciplina, que é fundamental para qualquer relacionamento social – não só do militar – , ninguém vai a lugar nenhum.”



Na programação, que contou com dinâmicas de grupo, informações teóricas sobre assistência social, programa de benefícios, simulação de situações problema, além de oficina de elaboração de projetos, a Assistente Social da Divisão de Apoio ao Homem do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DAPH/DECEA), Ibla de Castella Martins de Azeredo Bastos Filha, discorreu sobre o perfil do Elo dentro do seu respectivo Destacamento. Empatia, dinamismo, compromisso, bom relacionamento, interesse e disponibilidade, imparcialidade, sigilo, criatividade e senso ético foram algumas das características apontadas como necessárias ao profissional que assumirá esta função.



 Participaram do Encontro suboficiais dos doze Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs) subordinados ao CINDACTA II, e as assistentes sociais das Bases Aéreas de Campo Grande, Florianópolis, Santa Maria e Canoas, o que serviu para enfatizar a questão do Elo em outros setores da FAB, já que alguns Destacamentos estão ligados às Bases. “Esta parceria entre as diferentes Organizações Militares do Comando da Aeronáutica fortaleceu a categoria e promoveu a união entre as assistentes sociais envolvidas”, observou Ibla.



 A 1° Ten Narjara Cinthya N. Oliveirada, Assistente Social da Base Aérea de Santa Maria, enfatizou a importância do envolvimento do DECEA com as Bases para criar o Elo com os Destacamentos. “A preocupação do DECEA é atender como um todo. Eu atendia todas as unidades como uma coisa só, e com a função do Elo terá uma pessoa dentro do DTCEA que vai ter uma preocupação maior e a assistente social vai fazer a ponte do trabalho”.

 


Reunindo forças



Por fim, houve unanimidade dos participantes quanto ao papel que o Elo Social vai ter dentro do seu Destacamento e junto ao seu efetivo. De acordo com o SO Nogarol, do DTCEA Catanduvas, foi possível aumentar sua visão sobre o serviço social. “Para mim foi uma experiência e também uma forma de repassar aos que não conhecem como o sistema funciona. Agradeço e peço para continuar mantendo este Elo para intensificar e  aproveitar o que existe de disponível e, às vezes, não sabemos”.



O 3S Flavio Gama de Oliveira, do DTCEA Uruguaiana, endossou o depoimento do colega. “No meu Destacamento não tem nenhum trabalho de assistência social. Vou tentar mostrar que eles também podem ser atendidos. Tenho certeza que a maioria desconhece, mas o efetivo é muito unido, vai ser fácil mobilizar todo mundo e começar a agir”.



A Ten Gisele, do CINDACTA II, apontou também a importância dos comandantes para que o trabalho do Elo possa ser realizado nos Destacamentos. “O comando é extremamente necessário para que esse Elo consiga efetuar seus serviços. O militar terá uma função a mais, então ele precisa de um tempo para estar sistematizando ações, fazendo entrevistas, relatórios. Por isto, é importante que o comando seja receptivo”.



A Divisão de Apoio ao Homem realizou, em parceria com as assistentes sociais de cada unidade, a capacitação e treinamento dos Elos Sociais em todos os CINDACTAs (Brasília, Recife, Manaus e Curitiba) e no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). “Verificamos em 90% o engajamento dos participantes com a nova função de Elo Social que, com o apoio do Comandante, irá agregar, integrar e melhorar as condições de trabalho nos Destacamentos impactando nas famílias”, finalizou a Assistente Social Ibla. Para o DAPH a formação dos Elos garante a universalização dos direitos sociais, a concessão de benefícios e o acesso do efetivo a projetos sociais dentro da sua localidade.



 


Assessoria de Comunicação (ASCOM / DECEA)

Gisele Bastos - Jornalista

giselebastos@ciscea.gov.br