Notícias

CINDACTA I sedia reunião do Comitê de Segurança Operacional do SISCEAB

publicado: 12/05/2016 10:45

 




Na manhã do último dia 26 de abril, foi realizada a décima reunião do Comitê de Segurança Operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – a 10ª CSO-SISCEAB, no auditório do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), com o apoio e a presença do seu comandante, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira.

DSC_0347

Presidida pelo diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuik de Aquino, e secretariada pelo chefe da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), Coronel Aviador Augusto Cesar de Souza Trindade, a reunião é classificada como uma das mais importantes para os elos do Subsistema de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (SEGCEA), na qual participam como membros permanentes os comandantes das Organizações e o superintendente de navegação aérea da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para tratar de assuntos do mais alto nível e de interesse para a segurança operacional.

O presidente do CSO-SISCEAB é o Tenente-Brigadeiro Aquino, que lembrou a todos que as iniciativas de interesse para a segurança operacional somente obterão sucesso se a alta direção estiver comprometida com os processos, devendo os comandantes atuarem de forma coesa e única, de modo a garantir a implantação das medidas necessárias.

O diretor-geral relatou, ainda, que aprovou o estabelecimento de um grupo de doutrina no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). O objetivo é ter uma doutrina única em todos os órgãos operacionais do SISCEAB sem violar e respeitando as peculiaridades regionais e a cultura de cada organização, com discussão do modelo do conceito operacional, visando uma unidade de negócio e um padrão único voltado ao tratamento dos problemas e sua resolução.

Ao expor o recém-desenvolvido Sistema de Informações Gerenciais do SEGCEA (SIGCEA), o Major Sandro Roberto Nobre, especialista em controle de tráfego aéreo, afirmou que esse Sistema representará um grande salto de qualidade nos Produtos da Segurança Operacional, e se tornará a principal ferramenta da gestão da segurança operacional no SEGCEA.

O Major Alexandre Simões, também especialista em controle de tráfego aéreo, discorreu sobre dois assuntos: Indicadores de Desempenho da Segurança Operacional e Processo de Aceitação dos Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), que são ferramentas essenciais para se alcançar o mais elevado patamar de segurança nas atividades do SISCEAB.

O último tema relacionado aos Fatores Humanos na Segurança Operacional foi apresentado pelo Coronel Aviador da Reserva Jorge Antônio de Souza Marques. O palestrante pontuou que a segurança operacional trabalha vigiando os processos organizacionais para identificar as condições latentes com a finalidade de fortalecer as defesas (tecnologia, treinamento e regulamentos). Ressaltou também que a segurança operacional melhora as condições no ambiente de trabalho para conter as falhas ativas (erros e violações). Dessa forma, o foco de trabalho da psicologia no gerenciamento da segurança operacional está na identificação, na compreensão e na análise dos possíveis desequilíbrios nas interfaces dos elementos que compõem o contexto operacional, que podem impactar negativamente no desempenho humano.

Foram apresentados dois projetos que serão trabalhados pelo DECEA, coordenados pela ASEGCEA, a partir desse ano:

- Pesquisas de Fator Humano (PFH) - que têm como finalidade identificar perigos potenciais, mediante a análise das atividades da organização e do efetivo operacional, enfatizando a introdução de medidas para mitigar os riscos antes que ocorram eventos que afetem negativamente a segurança operacional;

- Programa de Desenvolvimento das Habilidades Não Técnicas - com o objetivo de maximizar o potencial do ser humano sob a vertente psicológica, visando aprimorar seu aparato individual para lidar melhor com as interfaces do contexto operacional que está inserido.

Ao final da reunião, o Tenente-Brigadeiro Aquino ressaltou o valor dos indivíduos e a importância desses serem orientados para o cumprimento da missão da organização e salientou o grande progresso observado nos últimos três anos nas atividades do SEGCEA, com significativo avanço na consciência de todos com a importância da segurança operacional.

Fonte: ASEGCEA
Edição: Daisy Meireles (RJ 21534 JP) - daisydsm@decea.gov.br