Notícias

CINDACTA I recebe Reunião de Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

Comandante da Aeronáutica palestrou no evento, realizado em Brasília (DF)


publicado: 10/02/2021 18:33

 




O Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) recebeu nos dias 08 e 09 de fevereiro, a Primeira Reunião de Comandantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (RECOSCEA) de 2021.

Diante do cenário atual, o evento ocorreu de forma restritiva; os militares mantiveram o distanciamento social e foram obedecidas as orientações quanto às medidas preventivas de combate à COVID-19.

A reunião foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEA (DGCEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, e contou com a presença do Vice-Diretor do Departamento, dos Chefes dos Subdepartamentos, além de Comandantes, Diretores, Chefes e Presidentes das Organizações Subordinadas.

Após as boas-vindas do comandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Luiz Felipe Thomaz Gomes Araujo, o Diretor-Geral do DECEA destacou o objetivo da reunião de transmitir as diretrizes às Organizações Subordinadas, visando o desenvolvimento das atividades de 2021. “Em 2020, tivemos um ano atípico com medidas bem diferentes do que nós estamos habituados, agora vamos começar um novo ano e temos que nos planejar para cumprir as metas estabelecidas, pois teremos um ano árduo pela frente", declarou o Oficial-General.

Na sequência, o Tenente-Brigadeiro Heraldo deu as boas-vindas ao futuro Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto, destacando as qualidades do Oficial-General e a vasta experiência dedicada à Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao longo da programação, Comandantes, Chefes, Diretores e Presidentes das Organizações Militares Subordinadas conheceram alguns dos projetos em andamento e receberam as orientações do DGCEA, do VICEA, dos Chefes dos Subdepartamentos de Operações (SDOP), Técnico (SDTE) e de Administração (SDAD).

VICEA

Em sua apresentação, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, mostrou o andamento da execução orçamentária e financeira das Organizações Subordinadas ao DECEA. Expôs, também, o calendário de auditoria feito via Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) em 2021, os aspectos a serem analisados, entre outros assuntos.

Uma das orientações frisadas durante a reunião foi a utilização da Gestão de Riscos, que visa verificar nas metas, os tempos e movimentos das fases do processo licitatório em relação às Organizações Apoiadoras, de modo que a Aplicação de Recursos Orçamentários (ARO) e a Execução Completa de Despesa (ECD) sejam factíveis. “Temos que dar atenção para execução orçamentária de acordo com o planejamento, seguindo as metas de 2021 que estão no SIGA”, pontuou o Major-Brigadeiro Walcyr.

SDOP

O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, apresentou a Proposta de Regimento Interno, que engloba a Assessoria para Transformação Digital (ATD), a Assessoria de Governança Operacional (ASGOP), a Assessoria para SAC do Controle do Espaço Aéreo (ASACCEA), a Divisão de Operações Militares (DOPM) e a Divisão de Licenças e Habilitação Técnica e de Testes Operacionais (DLTO).

Em seguida, o Brigadeiro Braga passou a palavra para o futuro SDOP, Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, que apresentou o Fluxograma de Atividades Planejadas para 2021. Dentre elas, o Projeto TMA-SP Neo, a Centralização do Plano de Voo, a reestruturação das C-AIS, o Projeto FIS  – Serviço de Informação de Voo, além de importantes Operações e Exercícios empregando os Centros de Operações Militares (COpM) e o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1ºGCC), totalizando 35 eventos a serem realizados neste ano.

O Oficial-General alertou para a necessidade da utilização do Sistema de Gerenciamento do Pessoal Operacional (SGPO) – Módulo Escala, que tem por objetivo a padronização da escala em todos os órgãos operacionais e a importância de ouvir os usuários do espaço aéreo, visando a melhoria na prestação dos serviços de navegação aérea.

Presença do Comandante da Aeronáutica no evento

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, participou, nesta segunda-feira (08/02), da RECOSCEA. O Tenente-Brigadeiro Heraldo externou sua imensa satisfação em contar com a presença do Oficial-General no evento.

Após as boas-vindas e apresentação de um vídeo sobre as principais ações do DECEA em 2020 pelo Diretor-Geral do DECEA, o Comandante da Aeronáutica palestrou sobre as principais atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira em 2020, as perspectivas para 2021 e abordou a importância do exercício da liderança pelo Comandante. "As atividades desenvolvidas pela FAB em 2020 não pararam, tivemos uma pronta-resposta nas mais diversas áreas e atividades e cumprimos a nossa missão", disse o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

SDTE

Após a palestra do Comandante da Aeronáutica, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim apresentou aos Comandantes, Chefes, Presidentes e Diretores das Organizações Subordinadas as orientações e principais diretrizes para o ano de 2021, o novo organograma do SDTE, a evolução dos custos de manutenção remota e assistida, assim como as oportunidades de melhorias.

SDAD

Em sua apresentação, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, destacou o planejamento e controle da execução e algumas das ações realizadas pelas Divisões do Subdepartamento e, em especial, o Programa de Capacitação “Aviation English for Air Traffic Control” - treinamento virtual de língua inglesa, destinado aos controladores de tráfego aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O contrato prevê a participação anual de 325 controladores de tráfego aéreo de todo o Brasil até 2024. “O projeto visa o aprimoramento contínuo do inglês aeronáutico para os controladores de tráfego aéreo”, afirmou o Brigadeiro Camilo.

CISCEA

O Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, apresentou os principais projetos do SISCEAB, como a implantação e modernização de radares primários e secundários, a construção da nova sede do Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5º /1º GCC), o projeto de modernização do Sistema de Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar (DACOM), a implantação da Operação A-CDM no Aeroporto Internacional de São Paulo,  a Parceria Público Privada (PPP) para Gestão da Rede de Comunicações Integrada do COMAER, e a implementação da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas Brasileira (ATN-BR), que consiste em uma complexa arquitetura de redes interconectadas baseada no Internet Protocol (IP), permitindo o tráfego de dados, mensagens e voz entre os diversos sistemas de controle de tráfego aéreo, com alta confiabilidade, integridade e disponibilidade.

O Brigadeiro Sérgio Bastos destacou também as várias iniciativas em andamento, entre elas, o Projeto de Concentração de Centros de Controle de Aproximação (APP), como já está prevista a implantação do APP Sudeste, que reunirá os centros do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, no APP Guaratinguetá, em São Paulo.

ASEGCEA

Fechando o ciclo de apresentações do primeiro dia do evento, a Chefe Interina da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), Major Aviadora Camila Bolzan, expôs as informações relacionadas à segurança operacional de 2020 e o planejamento das ações para 2021.

No segundo dia do evento, a CISCEA, o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs I, II, III, IV), o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), o Gabinete (GABCEA),  o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o 1º GCC apresentaram as execuções orçamentárias e financeiras, o desempenho das apoiadoras em 2020, a gestão de riscos e as atividades planejadas para este ano relacionadas às respectivas áreas de atuação.

No encerramento, o Diretor-Geral do DECEA descreveu sua percepção positiva na evolução da qualidade do planejamento das organizações e destacou o trabalho do Major-Brigadeiro Walcyr no acompanhamento destas ações. "Tratamos de assuntos importantes e principalmente de como vamos trabalhar esse ano de 2021 para atender às expectativas, tanto da aviação civil quanto da militar. Logo, é necessário o envolvimento de todos no processo para poder trabalhar adequadamente e executar o que foi planejado, para que tudo saia com índice de segurança e atendendo a todos os usuários do tráfego aéreo para cumprir as nossas metas", pontuou.

As palavras do Diretor-Geral também foram de agradecimento e reconhecimento ao Comandante do CINDACTA I, Coronel Thomaz, e ao Chefe do Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF), Coronel Intendente Delmo Sifrônio Freire, pelo apoio irrestrito ao evento e suporte aos participantes da RECOSCEA.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA (ASCOM)
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Luiz Eduardo Perez