Notícias

CINDACTA I comemora seu 33º aniversário

publicado: 05/11/2009 09:50

 




 


Palavras de reconhecimento e incentivo marcaram a comemoração do 33º aniversário do Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), realizada na manhã do dia 30 de outubro.


 


DTCEA-AF-550x366


 


A cerimônia militar foi presidida pelo comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (COMAR VI), Major-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Machado Vieira e contou com a presença do Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, representando o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso.


Presentes à cerimônia, outros ex-comandantes do CINDACTA I, Brigadeiro-do-Ar José Montgomeri Melo Rebouças, Brigadeiro-do-Ar Valdir Augusto Fogaça, Coronel-Aviador Judimar das Chagas, Coronel-Aviador Carlos Aureliano Motta de Souza, Coronel–Aviador Eduardo D’Avila Duprat e Coronel-Aviador Marcos Augusto dos Santos Negrão.


Durante a comemoração, houve entrega de prêmios aos militares que mais se destacaram em suas atividades, leitura da Ordem do Dia e honras militares.


Dando sequência ao evento, o comandante do CINDACTA I, Brigadeiro-do-Ar Mauricio Ribeiro Gonçalves entregou os prêmios aos graduado, praça e servidor civil padrão do ano de 2009. Foram premiados, o Segundo Sargento Geraldo da Rocha Ferreira, o Cabo Nivaldo Pinto dos Santos e o Civil João Carola de Sousa, respectivamente.


Para o Brigadeiro-do-Ar Gonçalves, a solenidade marcou os 33 anos de um trabalho de muita qualidade comprovado através do resultado positivo da auditoria realizada pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).  “A expressiva marca de 100% de conformidade no CINDACTA I é fruto de dedicação e perseverança daqueles que abdicando de seu bem-estar, assentaram pequenos tijolos de realizações para erigir este importante segmento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.


Prosseguindo o evento, foram homenageados os ex-comandantes do CINDACTA I.  Em seu discurso, lembrando seus antecessores, o Brigadeiro Gonçalves ressaltou que “cada um de nós  tem o dever moral de dar continuidade ao trabalho daqueles que nos antecederam nessa jornada, com a obrigação de manter o elevado padrão que a Organização conquistou ao longo desses anos”.


No encerramento da cerimônia, o comandante do CINDACTA I parabenizou o efetivo e, em seguida, agradeceu ao DECEA pela confiança, apoio e as importantes orientações para o melhor cumprimento da sua missão.


Após a solenidade, a tropa desfilou em continência ao Major-Brigadeiro-do-Ar Ricardo Machado Vieira, e depois, houve uma confraternização nas dependências da Unidade.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/ DECEA)


Texto: Denise Fontes - denisedfsg@decea.gov.br


Fotos: 2S Nery